início do conteúdo

ENCCEJA

Apresentação:

O ENCCEJA (Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é um exame realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), totalmente gratuito e voluntário, que pode conceder certificados de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio para aqueles que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade escolar adequada.

A certificação com base nos resultados do ENCCEJA destina-se às pessoas que não concluíram o ENSINO FUNDAMENTAL e o ENSINO MÉDIO em idade própria, conforme o Art. 37 da Seção V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (vide Anexo I), inclusive às pessoas privadas de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas ou que estão fora do sistema escolar.

O interessado em obter Certificado de Conclusão do Ensino Médio deverá :

I - indicar no ato da inscrição a Instituição Certificadora;
II - possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do Exame;
III - atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exames; e
IV - atingir o mínimo de 5 (cinco) pontos na Redação.

O participante do ENCCEJA interessado em obter a Declaração Parcial de Proficiência em qualquer das seguintes áreas de conhecimento – deverá obter o mínimo de 100 (cem) pontos:

• Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
• Ciências Humanas e suas Tecnologias;
• Matemática e suas Tecnologias.

Em razão de sua natureza e das diretrizes da Matriz de Referência do ENCCEJA, a prova de Redação  é concebida como integrante da Linguagens, Códigos e suas  Tecnologias. O participante para obter a Declaração Parcial de Proficiência na área de Linguagens, Códigos e  suas Tecnologias deverá atingir duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 100 (cem)  pontos na prova objetiva assim como o mínimo de 5 (cinco) pontos na prova de redação em uma mesma edição do exame.

Para solicitar a certificação o aluno deve trazer preenchido ou preencher no campus Campo Novo do Parecis os dois formulários anexos e apresentar a seguinte documentação:

- Certidão de Nascimento ou casamento;

- RG;

- CPF;

- Uma foto 3x4 recente;

- Comprovante de residência;

- Boletim Individual de Resultados do Encceja;

- Declaração de não conclusão do Ensino Médio.

https://cnp.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/certificados-e-declaracoes-do-encceja-emitidos-por-cnp/

Arquivos relacionados

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis

(65) 3382-6200

MT 235 Km 12, s/n - CEP: 78360-000

Campo Novo do Parecis/MT