1º Praça do Lazer garante um sábado letivo cheio de interação e diversão

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 9 de Maio de 2023 às 12:52

Um sábado letivo diferente reuniu profissionais da Educação e alunos do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, Campus Campo Novo do Parecis e comunidade externa nas atividades da “1º Praça do Lazer”, ocorrida no dia 06 de maio, nas quadras de esportes da Avenida Lions Internacional. O evento foi uma iniciativa dos professores Amanda Gabriele Milani, Acácio Perboni, Allan Vinicius Jacob, Márcia Cristina Becker e Simon Yukiit Kanematsu.

Idealizado com o objetivo de estimular a prática de atividades físicas entre os discentes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus e a comunidade externa, iniciou às 7 horas, com uma caminhada de aproximadamente 2 quilômetros na pista da Rua Sucupira, seguindo para o corredor esportivo Irmãos Martelli, onde a maior parte das atividades ocorreram.

O público, de 129 alunos e 4 responsáveis, pôde ter contato com diversas práticas esportivas: voleibol, futsal, queimada, bets/taco, pular corda e elástico, dominó e peteca.

Para o aluno Fernando Ribeiro dos Santos, do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária, o evento proporcionou um sábado letivo diferente. “Fizemos amizades, conversamos e ainda praticamos esportes”.

A professora de Educação Física do Campus, Amanda Gabriele Milani, destacou a importância do projeto, que visou proporcionar uma melhor qualidade de vida aos alunos e incentivar a prática de atividades esportivas.

“Acredito que a proposta foi bem aceita pelos alunos, todos se envolveram nas atividades. Percebi que eles se divertiram  e estavam motivados. Alguns optaram por jogos como uno e xadrez, outros ficaram assistindo os demais jogarem. Além disso, fiquei feliz com a participação dos familiares das alunas Ana Karollyna Almeida, do 1° ano do curso Técnico em Agropecuária e Sara Cristini Araújo Rocha, do 1° ano do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. É fundamental o envolvimento dos familiares nas atividades oferecidas pela Instituição de Ensino".

Para a equipe promotora do evento, a 1º Praça do Lazer, “mostrou como é necessário esse contato entre as pessoas”, pontuou a professora de Educação Física do Campus, Amanda Gabriele Milani. O fato de ter a atividade física como um dos focos também é proposital: “É preciso movimentar o corpo através práticas de lazer ativas, pois nossos alunos passam grande parte do dia sentados. Mas, também é importante proporcionar uma maior interação entre eles, com experiências significativas e boas memórias da nossa instituição”, acrescentou.

Amanda finalizou agradecendo as equipes das Secretarias de Esportes e Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis pelo apoio e atenção ao oportunizar a utilização dos espaços públicos para a realização do evento.

Sobre os sábados letivos:

Os sábados letivos são organizados por grupos de professores com o auxílio do Departamento de Ensino, Coordenações de Cursos e Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAPP. Cada grupo tem autonomia para escolher o tema que será trabalhado. Para a professora Amanda, é importante que as atividades propostas oportunizem o protagonismo dos estudantes e que busquem a utilização de espaços que extrapolam as salas de aulas.