A história do serviço público no Brasil é datada desde a época do Império, com agentes do serviço público trabalhando para manter em funcionamento a máquina do Estado.
Com a Proclamação da República, o serviço público passou a ter ainda maior importância dentro da organização administrativa, pois, além da manutenção administrativa, trabalhava na manutenção do patrimônio público. Porém, foi no ano de 1939, especificamente no dia 28 de Outubro, que o trabalho do funcionalismo público foi regulamentado, através do Decreto 1713/39. Posteriormente, em 1943, o então presidente Getúlio Vargas, decretou como feriado do dia do funcionário público a data de promulgação desta lei.
Um dos momentos históricos do funcionalismo público aconteceu com a Constituição de 1988, ao garantir o princípio da igualdade de oportunidades e equidade de direitos que todo cidadão deve ter, que, por meio do art. 37, parágrafos I e II, estabeleceu a obrigatoriedade do concurso como meio de ingresso na carreira pública.
Hoje, dia 28 de outubro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Campo Novo do Parecis tem a honra de homenagear cada servidor público, qualquer que seja sua formação ou função desempenhada, por ser um importante agente na construção social, especialmente os 41 Técnicos Administrativos em Educação e os 57 docentes que atuam no campus e permanecem desempenhando sua função, anos e anos a fundo, tornando-se profundos conhecedores da gerência de prestação de serviços ao cidadão.
O serviço público é uma das mais importantes atividades de um corpo social. Nenhum País, Estado ou Município funciona sem seu quadro de servidores públicos, responsáveis pelos diversos serviços fornecidos ao cidadão.
Valorizar o serviço público é, também, reconhecê-lo como um importante agente na construção de um país melhor e o IFMT campus Campo Novo do Parecis os reconhece e os parabeniza nessa data tão especial.
Parabéns Servidor Público!