início do conteúdo

Ação conjunta garante produção animal e vegetal de qualidade no campus Campo Novo do Parecis

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 26 de Maio de 2017 às 10:09

Com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos consumidos no restaurante do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, campus Campo Novo do Parecis, alunos e servidores têm se dedicado na produção vegetal que, aliada a produção animal, estão suprindo algumas demandas alimentares da instituição.

O setor de produção do campus, sob responsabilidade dos servidores técnico-administrativos, Joni Olmiro Erbice e Allan Vinicius Jacobi, conta com o apoio do funcionário terceirizado, Sr. Nelson e Sr. Gerson lotados nos setores, além dos alunos do curso Técnico em Agropecuária, Integrado ao Ensino Médio, acompanhados do professor Gessimar Nunes Camelo, que estão trabalhando diariamente no plantio e manutenção da horta e do pomar e da produção animal.

A partir dessa iniciativa, Allan ressalta que o restaurante do campus passou a ser atendido, significativamente, com a produção animal e vegetal da instituição, o que acarretou na diminuição dos gastos, com a aquisição de carnes, ovos e hortaliças, além de proporcionar o consumo de alimentos produzidos no próprio campus, durante as refeições.

O professor Gessimar complementa que, em tempos de crise, aquele que aprende a cultivar em sua cidade, sua escola, ou qualquer outro espaço, está contribuindo com o futuro.

Segundo o Coordenador do Setor de Produção Vegetal, Joni Olmiro Erbice, a experiência de readequar a horta e o pomar, e ver a produção atendendo a demanda do campus é gratificante, pois não só garante qualidade como também, propicia aos alunos o contato na prática, dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

A iniciativa da instituição tem garantido sustentabilidade no ambiente escolar. “Com a produção de alimentos não só garantimos atendimento das demandas alimentares, mas também, melhoramos as atitudes dos nossos alunos em relação às culturas semeadas, cultivadas e colhidas, sendo uma oportunidade também de levar a reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente e sua importância para a sustentação da vida em nosso planeta”, ressaltou Gessimar.

Na horta são produzidos vegetais como alface, almeirão, pepino, rúcula, rabanete, cheiro verde, mandioca, couves, abóbora, quiabo, jiló, berinjela dentre outros. No pomar estão sendo cultivados figo, acerola, goiaba, laranja, maracujá e melancia. Do setor animal são disponibilizados, semanalmente, de, cerca de, 120 dúzias de ovos (expectativa de dobrar a produção no próximo mês) e de 200 a 300kg de carne suína.

Os resultados obtidos são méritos de um trabalho em equipe, que vem sendo executado no campus Campo Novo do Parecis. “É gratificante ver os setores funcionando tão bem e poder consumir hortaliças, carnes e ovos advindos da nossa produção abundante. Além de diminuir custos, ainda ofertamos produtos que sabemos a procedência e qualidade”, finalizou satisfeito o Diretor-Geral do campus, Fábio Luis Bezerra.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis

(65) 3382-6200

MT 235 Km 12, s/n - CEP: 78360-000

Campo Novo do Parecis/MT