ALIMENTAÇÃO NA QUARENTENA
Olá, como vai?
Com a recente preocupação em relação a disseminação da COVID-19, muitas especulações e estudos estão sendo realizados. Nesse sentido, quanto a alimentação e nutrição não há nada cientificamente comprovado, sobre quais os efeitos de alimentos específicos no combate e tratamento ao CORONAVÍRUS.
Um único alimento não terá todos os nutrientes necessários para o fortalecimento do nosso sistema de defesa, portanto, é indispensável variedade na alimentação que por via de regra, considera-se quanto mais colorido, menos alimentos “desembalados” e mais alimentos descascados tiver o plano alimentar diário, mais nutrientes estão sendo contemplados em sua alimentação. Além disso, é importante aliar a boa alimentação com estilo de vida saudável.
Abaixo estão os principais nutrientes, envolvidos no fortalecimento do sistema imune suas respectivas fontes:
Vitamina C: frutas cítricas (laranja, acerola, maracujá, limão, etc), talos de couve, salsa;
Vitamina D: peixes e ovos e sintetizada na presença da luz solar;
Vitamina A: cenoura, batata doce, manga, couve;
Zinco: castanhas e cereais integrais
Fibras: alimentos integrais, sementes como chia, linhaça. Importante para a saúde intestinal;
Prebióticos: cebola, alho, salsa, banana verde. Os prebióticos fornecem substratos para os microrganismos probióticos (aqueles que nos defendem contra microrganismos patogênicos);
Lembre-se também que:
- A hidratação é fundamental! A recomendação é o consumo de aproximadamente 30 mL de água por Kg de peso por dia.
- Evite alimentos industrializados, dê preferência sempre aos alimentos in natura.
-Quanto mais enfraquecido o sistema imune tiver, mais rápida será a progressão da infecção no organismo, e é por esse motivo que encontram-se nos grupos de riscos os idosos e pessoas com doenças pré-existentes.
Uma boa noite de sono, intestino saudável, alimentação equilibrada e atividade física regular são as chaves para um sistema imune preparado para combater qualquer tipo de infecção.
Se você deseja aprender pouco mais sobre a relação ansiedade, isolamento social e alimentação nesse período de quarentena fique ligado em nossos próximos posts:
ifmtcnp
ifmtparecis