Aluna do IFMT de Campo Novo do Parecis está realizando intercâmbio na Colômbia

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 4 de Maio de 2017 às 09:21

A aluna do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Catia Monslaine Dias Salomão, do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis, está realizando, desde fevereiro de 2017, um programa de intercâmbio na Colômbia.

O intercâmbio está sendo realizado através de bolsa estudantil, contemplada pelo programa da AFS 60 anos Bolsas de estudo América Latina, que permitirá que Cátia passe um semestre estudando e morando na cidade de Villavicencio, na Colômbia.

Os critérios para a seleção tiveram como base a análise da vida acadêmica, por meio de notas e frequência comprovada pelo histórico escolar, prova de proficiência em língua estrangeira e entrevista, competindo com alunos do Brasil inteiro e sendo a única aluna do Mato Grosso a ganhar a bolsa. Todas as fases classificatórias foram conduzidas por uma comissão composta por membros da instituição, através do Departamento de Relações Internacionais e, principalmente, pelos representantes do comitê AFS que fica em Campo Novo do Parecis.

O intercâmbio de Cátia teve início em fevereiro de 2017 e se estenderá até agosto, quando ela retornará à Campo Novo do Parecis, após vivenciar a grande oportunidade de aperfeiçoar o idioma e complementar a formação escolar.

A aluna reconhece que a realização desse intercâmbio é o resultado da dedicação de toda a equipe de Relações Internacionais do campus, direção, professores e demais colegas. Para ela, morar em outro país está sendo uma oportunidade maravilhosa. “Estou tentando absorver todo conhecimento possível, aprender sobre a cultura do país, fazer novas amizades, expandir e melhorar meus conhecimentos e vivenciar novas experiências”, afirmou.

Para a Embaixadora da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais do IFMT, Jezisbel dos Santos Souza, a meta é oportunizar o acesso a bolsas de estudos no exterior. "O intercâmbio quando vivenciado é uma oportunidade de amadurecimento e novas experiências para o aluno, permitindo que novos horizontes sejam contemplados e que haja o crescimento enquanto ser em processo de formação. Agradecemos imensamente ao nosso campus e a Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais do IFMT por acreditarem em nosso trabalho. Nossas metas e têm dado muito certo", finalizou.