Alunos contam como o IFMT estimulou desenvolvimento artístico

Publicado por: Reitoria / 20 de Setembro de 2024 às 16:03

Nesta sexta-feira (19), no último dia da Mostra de Arte (MArte), alunos do IFMT contam como a instituição incentivou a produção e apreciação da arte, especialmente as manifestações artísticas de Mato Grosso.

Desde a abertura do evento, que aconteceu na terça-feira (17), diversos tipos de atividades já foram realizadas: peças de teatro, apresentações de música, dança e artes marciais, exibições de pinturas e fotografias e declamações de poesia. Discentes de diferentes campi participam de todas essas atividades.

A aluna Nathally Marques, de 18 anos, do campus Cuiabá - Bela Vista, está participando da MArte pela terceira vez e se despede do evento nesta edição. “Eu sempre tive muita timidez, sempre tive pouca desenvoltura em relação a ter interesse também em estar em projetos. Só que uma vez que entrei no IF, tive essa oportunidade de conhecer pessoas que me garantiram o interesse”, conta a estudante do curso técnico em Química.

Desta vez ela se apresentou em dois dias: cantando, na quarta-feira (18), com o Coral Belão, e na quinta (19), declamando poesia.

Natally Marques - IFMT Cuiabá Bela Vista

Pedro Saraiva, 18 anos, estudante do curso de Agropecuária em Sorriso, conta que já tem experiência musical por tocar violão na igreja, mas é a primeira vez que se apresenta na MArte. Ele considera o evento muito abrangente, em comparação “aos eventos que são mais focados em um tipo só de arte”. "O IF está dando todo o suporte e a gente está se divertindo bastante. Participar do evento ajuda no desenvolvimento como pessoa, como ser humano, prepara para a vida, que é a missão do IF. Então, está sendo bem legal,” completa.

Pedro Saraiva - IFMT Sorriso

Ana Clara, 18 anos, aluna do curso Técnico em Eventos no campus Cuiabá - Octayde, se apresentou com o grupo Sarau Cantão, na quinta-feira (19). “Eu sempre gostei muito de cantar. Sempre me interessei muito pela música, mas nunca tive apoio, nenhum suporte, nunca fiz aula de canto. Depois que eu entrei no campus Octayde, a professora Cris Puertas, que era minha professora de canto no primeiro ano, deu esse incentivo para a gente. Ela que abriu todas essas portas, que ensinou, ajudou a gente com o nosso vocal e tudo. Enfim, é tudo graças ao instituto”, diz ela.

Ana Clara - IFMT Cuiabá Octayde

Cursando técnico em Agropecuária no campus São Vicente, Pedro Luiz dos Reis Ferreira, 17 anos, apresentou uma dança gaúcha e afirma que a MArte é uma “experiência inexplicável”. Perguntado sobre suas impressões do evento respondeu, taxativo: “venham, porque só estando aqui para saber explicar. Só estando aqui para sentir essa energia e poder ‘festar’ com o povo”.

Pedro Luiz - IFMT São Vicente

Texto: Danielly Ferrreira -  estudante de Jornalismo da Unemat, sob supervisão da professora Lílian Martins
Edição: Orismeire Zanelato - jornalista Decom/IFMT