Em busca de conhecimentos tecnológicos na área de hortaliças, alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual União da Chapada estiveram visitando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – campus Campo Novo do Parecis.
A visitação faz parte do cronograma do projeto “Horta Escolar: laboratório para prática multidisciplinar e da educação ambiental”, coordenado pelo professor Gessimar Nunes Camelo que, na companhia de alunos colaboradores do projeto e das professoras Mariana Closs Salvador e Tatiane Cristina Albuquerque Alves, recepcionaram os mais de 60 alunos visitantes. recepcionaram os mais de 60 alunos visitantes.
De acordo o professor Gessimar, a visita proporcionou a oportunidade dos alunos conhecerem a horta cultivada no campus Campo Novo do Parecis e entender algumas técnicas de cultivo.
Os alunos ficaram encantados com a beleza da horta, que de acordo a aluna Ana Carolina, do 7º ano, foi muito importante a visita in loco, que além de sair das aulas de rotina, pôde conhecer melhor o mundo das hortaliças, dando segurança e a certeza de que os alimentos ali produzidos estão dentro dos padrões de higienização para o consumo.
Os alunos conheceram as áreas experimentais, a horta e o laboratório de entomologia, onde foram instruídos sobre os fungos, bactérias, pragas e parasitas.
Para a aluna Evelyn Cristina a visita foi muito legal. Ela lembra que adorou entender o processo de reprodução das plantas. “O maracujá necessita da abelha para a polonização e para que se reproduza é necessário que haja mais de uma planta no mesmo ambiente”, disse ela.
Os alunos da Escola Estadual União da Chapada passaram a tarde no campus Campo Novo do Parecis para conhecer as dependências da instituição. Visitaram diversos setores e tiram dúvidas sobre a Instituição.
O projeto “Horta Escolar: laboratório para prática multidisciplinar e da educação ambiental”: através da construção de uma horta didática nas dependências da Escola Estadual União da Chapada, está sendo promovido um estudo multidisciplinar. Os Alunos e servidores da escola, juntamente com alunos bolsistas e servidores do IFMT, discutem temas relacionados à horta que, aliados ao trato com a terra e plantas, proporcionam aprendizagem e comprometimento.
O projeto conta com participação de estudantes do curso de Bacharelado em Agronomia do IFMT campus Campo Novo do Parecis. “Assim foi possível formar um laboratório educativo para a sustentabilidade ambiental, ofertar formação teórica aos docentes e articular teoria e prática em atividades com os discentes”, justificou o professor Gessimar.
Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis