Alunos de Sapezal visitam IFMT de Campo Novo do Parecis

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 11 de Dezembro de 2017 às 09:47

Alunos e professores do Curso Técnico em Agropecuária, modalidade subsequente, ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis, Extensão Sapezal, participaram de uma visita técnica no campus. O diferencial da visita foi a integração entre os alunos do Curso Bacharelado em Agronomia e os alunos visitantes.

Os alunos da Agronomia, que estão cursando o nono semestre e matriculados na disciplina Extensão Rural, ministrada pela professora Tatiane Albuquerque Alves, ficaram responsáveis por planejar e recepcionar os alunos do Curso Técnico.

Durante a visita, eles realizaram um “Dia de Campo”, apresentando aos visitantes as principais doenças que acometem nas culturas do milho, feijão, soja, sorgo e girassol.

Inicialmente, os visitantes se dirigiram à área didática “Vitrine Fitopatológica”, onde estão sendo cultivadas as culturas supracitadas. No local, sob orientação dos graduandos em agronomia puderam visualizar as doenças presentes nas plantas. Posteriormente, seguiram para o Laboratório de Fitopatologia, onde as estruturas dos agentes causadores das doenças foram visualizadas com a utilização de microscópios. Em outro momento, os alunos foram recepcionados no laboratório de Microbiologia do Solo, coordenado pela professora Andréia Vieira, que na oportunidade falou sobre a importância do estudo da microbiologia na agricultura, dos experimentos realizados sob sua orientação e apresentou os equipamentos. Também foi apresentada a área de produção vegetal e o setor de máquinas agrícolas.

Para o professor e coordenador do curso, Gessimar Nunes Camelo, atividades que estimulam a capacidade de transferir os conhecimentos adquiridos são importantes para a formação profissional. “Neste sentido, a participação dos alunos da graduação no planejamento, organização e recepção dos alunos visitantes, certamente contribuiu para que eles se acostumem a transferir o conhecimento adquirido durante o curso para o público”, finalizou.