Alunos do IFMT de Campo Novo do Parecis participam da OBMEP

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 6 de Junho de 2017 às 10:37

Cerca de 300 alunos do Ensino Médio, dos cursos Técnicos Integrados, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis participaram na manhã desta terça-feira, 06 de junho, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

As provas foram aplicadas nas salas de aula da instituição. Cada prova é composta de 20 questões de múltipla escolha, e os alunos classificados nessa etapa farão a 2ª fase, discursiva, marcada para 16 de setembro.

“A OBMEP pode ser considerada uma estratégia para incentivar os alunos a estudar matemática, pois mede habilidade e raciocínio”, afirmou a professora e Coordenadora do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do campus, Analice Rodrigues dos Santos Suares, acrescentando essa é uma oportunidade para o desenvolvimento técnico e matemático dos estudantes na resolução dos problemas cotidianos.

A previsão é que no dia 11 de agosto sejam divulgados nos nomes dos classificados pata a 2ª Fase e do local de realização das provas. Essa etapa definirá quais alunos, professores, escolas e secretarias municipais de educação obtiveram os melhores desempenhos e, baseado exclusivamente nesses resultado, ocorrerá a premiação.

Segundo regulamento da Olimpíada, serão disponibilizadas 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e até 46.200 Menção Honrosa. Neste ano, também premiará estudantes de escolas particulares, concedendo aos alunos 75 medalhas de ouro, 225 medalhas de prata, 675 ( medalhas de bronze, e até 5.700 certificados de Menção Honrosa.

OBMEP

Criada em 2005, é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática - SBM e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC e do Ministério da Educação – MEC.