No início do mês de maio os alunos do curso Técnico em Agropecuária Subsequente do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Campo Novo do Parecis - Núcleo de Extensão Avançado de Sapezal participaram de duas visita técnicas, uma no viveiro Proteca, situado na capital mato-grossense e outra no IFMT campus Cáceres.
Durante a visita técnica ao viveiro Proteca, os alunos foram recepcionados pelo gerente Irivan Gonçalves, que explicou o funcionamento e a finalidade na produção das mudas de teca (Tectonagrandis) ressaltou ainda que o viveiro possui licenciamento de tecnologia de propagação clonal e genética produzindo assim tecas de ótima qualidade em áreas florestais. “Por ser uma árvore de grande porte e grande importância econômica em todo o mundo, por sua madeira de qualidade, de cor clara e duradoura, suas mudas são comercializadas no mercado local e exportadas para alguns países e o viveiro ainda faz uso de biotecnologia em sua produção”, explicou, complementando que a empresa Proteca é um grupo privado estabelecido no Estado do Mato Grosso, que atua há mais de 20 anos no ramo de empreendimentos de teca.
Para o professor da disciplina de Agricultura II, Alessandro Soares da Motta que acompanhou a visita técnica este relatou a experiência verificada pelos discentes na prática de como são produzidas as mudas, desde a fase inicial até a fase final de comercialização e entrega. “Assim podemos fortalecer as explicações teóricas dadas em sala de aula com o conhecimento prático, conhecendo os laboratórios, o banco de germoplasma e a função de cada método utilizado para uma excelente produção”, concluiu.
No mesmo dia, dando continuidade às atividades, o grupo de alunos visitou o IFMT campus Cáceres- Prof. Olegário Baldo, para conhecerem o Sistema de Integração Lavoura Pecuária e Floresta - ILPF e o Sistema Agrossilvipastoril da Instituição Federal, lá foram recepcionados pelo professor Dr. Reginaldo Medeiros, que apresentou a área implantada de pastagem, servindo para a alimentação dos animais e, em seguida os visitantes foram conhecer a área de plantação de sorgo que, aliada à plantação de Acácia colaboram para evitar a degradação do solo, a visita terminou na área de plantação de Eucalipto do campus. “Com o ILPF é possível aumentar a produção anual de fibras, biocombustíveis e biomassa e aumentar a renda dos empreendimentos rurais. Além disso, lugares que implantaram esse sistema ofertam um ambiente mais agradável para o bem de todos”, explicou o Professor Dr. Reginaldo Medeiros.
Segundo o representante IFMT campus Campo Novo do Parecis em Sapezal, Welber de Carvalho Batista, a visita técnica foi muito produtiva aos discentes do curso Técnico em Agropecuária, proporcionando a oportunidade dos mesmos conhecerem ferramentas, tecnologias e inovações nas atividades rurais.
A equipe do IFMT do Núcleo de Extensão Avançado de Sapezal, agradeceu a acolhida do gerente do Grupo Proteca, Irivan Gonçalves e toda atenção realizada pelo professor Dr. Reginaldo Medeiros, juntamente com o Diretor Geral do IFMT campus Cáceres professor Salmo César da Silva. “Obrigada pela recepção e acolhimento que tivemos nas duas instituições, que abriram suas portas e oportunizaram grande possibilidade de aprendizagem aos nossos discentes podendo assim os mesmos entrarem em contato com o futuro universo profissional”, finalizou a Coordenadora do Polo da Universidade Aberta do Brasil-UAB/Sapezal, professora Valderes Delmodes.
Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis