Um grupo de 85 estudantes dos 3os anos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Campo Novo do Parecis teve a oportunidade de se aprofundar na cotonicultura mato-grossense durante visitas técnicas realizadas em umaa empresa algodoeira, nos dias 25 e 29 de setembro e no dia 02 de outubro.
A iniciativa faz parte de um projeto de ensino denominado “Visitas Técnicas Agricultura 3 – 2024”, coordenado pelo professor de Ciências Agrárias do Campus, Fábio Luis Bezerra, com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma vivência com o meio e a realidade do mundo do trabalho, através da observação das práticas relacionadas ao desenvolvimento do setor.
Recebidos pelo Supervisor de Qualidade da empresa MM Cotton, Adriano da Costa, os estudantes participaram de uma série de explanações sobre a cultura do algodão. “Abrimos as portas da nossa empresa para receber os alunos do IFMT com respeito, entusiasmo e muita troca de informações”, disse.
Os alunos realizaram visitas a diferentes etapas de produção do algodão, conheceram a algodoeira e acompanharam todo processo de beneficiamento da fibra, desde a coleta até a entrega ao produtor. “A visita possibilitou a aproximação entre o que aprendemos na teoria com a prática, fortalecendo o papel do técnico em agropecuária como profissional. Entendemos que o algodão não é apenas a pluma, ele pode ser usado como óleo, alimentação animal e produção de tecidos”, explicou Pedro Henrique Golin.
A atividade proporcionou uma experiência prática e enriquecedora, como relatou o estudante Kauã Pereira Silva. “Acredito que as visitas técnicas têm um papel muito significativo para despertar nosso interesse pelo ramo. Vimos que existem muitas áreas de emprego no setor, como cada uma funciona e a importância de todas elas. Além disso, entendemos na prática como a cultura do algodão impacta em nosso cotidiano e todos os conhecimentos adquiridos agregaram valor demais à nossa jornada acadêmica”, destacou.
A ação educativa também foi elogiada pelos professores que acompanharam os alunos. Aline da Silva Xavier Magela, Professora de Geografia, destacou a relevância da imersão para a formação dos futuros Técnicos em Agropecuária. “Eles tiveram a oportunidade de conhecer como funciona a empresa e as etapas da produção e trazer para o lado empírico, conceitos aprendidos no âmbito da agronomia e da geografia”, disse.
Os alunos ficaram entusiasmados com a visita técnica. “Gostei muito dessa experiência. Espero que mais colegas do IFMT possam passar por isso e terem a chance de aprofundar ainda mais seus conhecimentos nesTa área do agronegócio, que oferece um vasto campo de atuação”, acrescentou o aluno Italo Rodrigues Webler.
Com essa rica experiência, os futuros Técnicos em Agropecuária retornaram às suas rotinas acadêmicas com uma bagagem valiosa de conteúdo que reflete a importância e o impacto do agronegócio no estado. “Iniciativas como essa são essenciais para os estudantes aprenderem como funciona o trabalho, como funciona uma agroindústria e uma usina de processamento de algodão. Aprendemos mais sobre a área e aprofundamos nossos conhecimentos técnicos”, apontou o estudante Otávio E. Brugnera.
A visita técnica foi organizada e coordenada pelo Professor Fábio Luis Bezerra, contando com a colaboração dos professores Jefferson Davi Ferreira dos Santos, Alessandra Fagundes da Silva, Aline da Silva Xavier Magela, Clara Suprani Marques e Adolfo Vicente Araújo.
“A visita contribui diretamente para o sucesso do nosso curso Técnico em Agropecuária. É durante tais visitas que os alunos podem confirmar seu aprendizado, transportando o conhecimento teórico em prático, podendo assim se firmarem no mercado enquanto técnicos e profissionais”, pontuou Fábio Luis Bezerra.
Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis