Alunos do IFMT recebem palestras sobre educação no trânsito

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 3 de Maio de 2017 às 10:57

Com objetivo de diminuir a violência e acidentes de trânsito em Campo Novo do Parecis, a equipe do Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal vem promovendo palestras educativas, voltadas aos alunos de todas as escolas do município.

Através desta iniciativa, tiveram início em abril e foram finalizadas na manhã do dia 02 de maio, um circuito de palestras destinadas aos alunos do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis.

Para o Agente de Fiscalização de Trânsito, Elias Urel, que esteve ministrando algumas palestras de conscientização e educação para o trânsito, abordar temas referentes ao trânsito, como os direitos e deveres dos pedestres e ciclistas, uso do cinto de segurança, sinalização e cuidados básicos é necessário para manter o trânsito mais seguro. “Educar os futuros condutores para um trânsito mais seguro e democrático, a partir da conscientização de que as vias são formadas por pessoas e que o respeito às leis é fundamental, pode salvar milhares de vidas”, justificou.

Entre os palestrantes, o Agente de Fiscalização de Trânsito, Julio César Ferreira, falou sobre legislação de trânsito, regras de circulação e tirou algumas dúvidas dos alunos. “Nosso objetivo com as palestras é conscientizar os estudantes sobre as regras de trânsito. Um trânsito seguro é um direito de todos e é nosso dever conscientizar a população”, disse o agente, complementando que os alunos, ao serem orientados, repassam o aprendizado para os pais, ampliando a abrangência das palestras.

Os alunos que participam das palestras puderam interagir e tirar suas dúvidas com os agentes. “Os adolescentes de hoje serão futuros condutores de veículos, e quanto mais cedo eles compreenderem que as leis de trânsito devem ser cumpridas, que deve haver respeito com os pedestres, tendo consciência que dirigir requer atenção, melhor será”, observou Urel.

Várias escolas já foram visitadas e a palestras terão continuidade até que todas as instituições de ensino municipais, estaduais e particulares recebam estas palestras de conscientização e educação no trânsito. “A nossa prioridade com essa ação é a prevenção. E a educação de trânsito, uma vez iniciada, contribui para que esses alunos, na vida adulta, tornem-se condutores conscientes”, encerrou Ferreira.