Alunos do IFMT têm experiência envolvente nas Visitas Técnicas a Cooperativa em Campo Novo do Parecis

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 21 de Novembro de 2023 às 11:09

Os alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Campo Novo do Parecis, vivenciaram momentos enriquecedores durante as recentes visitas técnicas a uma renomada Cooperativa, localizada no município. A iniciativa proporcionou aos estudantes uma oportunidade ímpar de conhecer de perto o funcionamento de uma das maiores empresas do ramo do Brasil.

Durante as visitas, os alunos foram guiados por profissionais especializados da Cooperativa Coprodia, que compartilharam conhecimentos sobre o processo produtivo, logística e gestão da cooperativa. Os estudantes puderam explorar as instalações da empresa, compreendendo as diferentes etapas desde a produção até a comercialização dos produtos.

Uma das experiências mais marcantes foi a visita ao interior de um dos silos infláveis, onde os alunos puderam registrar em fotos a imponência do local e a qualidade dos produtos de uma das marcas associadas à cooperativa. Esse momento proporcionou uma visão prática e realista do setor agrícola, enriquecendo o aprendizado teórico adquirido em sala de aula.

A professora Alessandra, uma das organizadoras da visita, destacou a importância das visitas técnicas para o desenvolvimento dos alunos.

“As visitas técnicas são uma ferramenta fundamental para a formação integral dos estudantes. Elas proporcionam uma compreensão mais profunda da realidade local, tanto nos aspectos sociais quanto econômicos. Conhecer de perto o funcionamento de uma cooperativa tão expressiva é uma oportunidade única para os jovens alunos do IFMT, pois permite a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e a conexão com a realidade do mercado de trabalho”.

Além disso, a docente enfatizou a importância de ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a realidade local, promovendo uma visão crítica e contextualizada dos desafios e oportunidades que a região oferece.

A visita proporcionou uma imersão valiosa no universo cooperativista e agrícola. As visitas técnicas, como essa realizada recentemente, desempenham um papel crucial na formação dos estudantes, contribuindo para a construção de profissionais mais preparados e conscientes das demandas da sociedade.