Arte e cultura: muitas apresentações durante evento ocorrido no final de semana

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 31 de Outubro de 2017 às 09:40

Nos dias 27 e 28 de outubro Campo Novo do Parecis recebeu o primeiro Circuito de Arte e Cultura, promovido pelo Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis, através de uma comissão organizadora, que se empenhou muito para realizar o evento.

O Circuito de Arte e Cultura faz parte de um projeto de extensão, cujo objetivo principal é incentivar as práticas artísticas da comunidade interna e externa do campus Campo Novo do Parecis, ao promover oficinas de teatro, dança, música e desenho e de performances musicais, literárias, cênica e corporal em diferentes espaços da cidade.

As atividades ocorreram no campus, no Centro Cultural Parecis e no Núcleo Palmeiras de Cultura, oportunizando que toda população camponovense pudesse participar, no intuito de fomentar e auxiliar a valorização da diversidade cultural do município. “O principal objetivo do Circuito foi incentivar e valorizar as práticas artísticas no IFMT campus Campo Novo do Parecis e da região, auxiliando no processo formativo de uma sociedade atenta a diversidade cultural contemporânea nas suas diferentes formas e representações artísticas”, explicou a professora de Artes e Música, Simone de Miranda.

Durante os dois dias de evento, várias atividades ocorreram, houve oficina de música (técnica vocal), de teatro, de dança e de literatura e muitas apresentações culturais. Dentre elas, o recital “Um banquinho e um Violão”, pelo mestre em performance musical pela UFG, Cosme Almeida.

O evento foi encerrado no sábado a noite, 28 de outubro, no Auditório do Centro Cultural Parecis, com muito show de talentos. A professora Simone de Miranda e o professor Cosme e a docente do curso de Licenciatura em Música da UFMT, mestre Maidi Dickmann, fizeram belíssimas e encantadoras apresentações musicais. Na sequência houve dança. O grupo que participou da oficina ensaiou um espetáculo especial para o encerramento do evento. Além deles, todos os outros alunos das oficinas promovidas durante o Circuito se apresentaram: teve declamações de poemas, dança do ventre, solo de balé, coral e apresentação de uma peça teatral, pelo professor André Luiz Genésio dos Santos.

A professora Simine agradeceu todo emprenho da equipe executora do projeto e ressaltou sua felicidade. “Quero agradecer a todos vocês que colaboraram prontamente para realização do Circuito de Arte e Cultura. Tivemos vários imprevistos e problemas antes e durante o evento, no entanto, tivemos também vários momentos prazerosos e de muita aprendizagem. Estou muito feliz com o resultado”, frisou.

A comissão organizadora do evento contou com a participação de: Prof. Artes/Música - Simone de Miranda, Prof. Inglês - Jonathan de Paula Camargo, Prof. Informática - Monique Casagranda, Pedagoga - Kesley Gomes Pedroso, Coord. Extensão - Pedro Gabriel G. B. De Souza, Prof. Sociologia - Eilson Castro Soares de Oliveira.

As oficinas foram ministradas por:

Teatro: Professor André Luiz Genésio dos Santos;

Dança: Daniel Silveira, alunos do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do campus Campo Novo do Parecis;

Música: Professora Maidi Dickmann;

Literatura: Professor Jonathan de Paula Camargo;

Desenho: Julian de Souza, aluno do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do campus Campo Novo do Parecis.