início do conteúdo

Campo Experimental do IFMT campus Campo Novo do Parecis recebeu visita de representantes agrícolas

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 6 de Maio de 2021 às 13:42

Na manhã da última quarta-feira, 05 de maio, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Campo Novo do Parecis, recebeu a visita de produtores rurais, parceiros da instituição, com o objetivo de atualizar conhecimentos relacionados ao cultivo do cártamo, mamona e gergelim. Estavam presentes Carina, Sérgio Stefanello e Sacha Solano, representando o Grupo Stefanelo, Claudinei Targino da Silva, representando o Grupo Água Azul e Murillo Camara e Victor Montoro, representantes da FMC.

A atividade foi conduzida pela Coordenação de Pesquisa do campus, sob responsabilidade do professor e pesquisador Carlos Jorge da Silva. Segundo ele, há cerca de um ano, o campus Campo Novo do Parecis vem desenvolvendo alguns protocolos de herbicida na cultura do cártamo, da mamona e do gergelim. “Nossa ideia foi mostrar alguns resultados que as pesquisas experimentais vêm obtendo, ao longo deste período, nessas culturas”, justificou.

Carlos Jorge complementa que, os produtores e as empresas têm demandas na lavoura e os experimentos desenvolvidos pela instituição têm o objetivo de responder algumas dúvidas relacionadas ao manejo destas culturas e entender o que realmente funciona no cultivo das variedades.

Carina Stefanelo enalteceu o trabalho desenvolvido pelo IFMT campus Campo Novo do Parecis. “Estivemos no campus para avaliar, juntamente com o pessoal, a aplicação de herbicidas em pré e pós emergência nas culturas do cártamo, gergelim e mamona e adubação de nitrogênio no gergelim. Um trabalho muito legal realizado pelos professores e alunos do campus e acredito que daqui uns dias teremos excelentes resultados”, disse.

O Diretor Geral do campus, Genivaldo David de Souza Schlick, que acompanhou a visita, enfatizou que ações como esta aproximam a Instituição da comunidade. “As pesquisas e experimentos que o campus desenvolve nessa área contribuem com o aprendizado de acadêmicos e de representantes de empresas”, comentou.

Para Murilo Camara, da FMC, a atividade é importante pois ela auxilia na avaliação dos diferentes manejos que existem no mercado. “Dessa maneira, levamos informações mais assertivas aos produtores, de forma que isso agregue valor aos seus negócios”, relatou o profissional.

Estiveram presentes:

Murillo Camara  e Victor Montoro da FMC;

Carina Stefanelo, Sérgio Stefanelo e Sacha Solano, da Sementes Sagui e Grupo Stefanelo;

Claudinei Targino da Silva, do grupo Agropecuária Água Azul;

Genivaldo David de Souza Schlick, Diretor geral do campus;

Lucas Holanda, Coordenador do curso de Bacharelado em Agronomia do campus;

Carlos Jorge da Silva, Coordenador de Pesquisa do campus;

José Luiz da Silva, docente do campus;

Joni O. E. dos Santos e Marciel Bach, equipe de apoio técnico nos experimentos;

João Minozzo, Viviane Brasil, Gustavo Queiroz, Luiz Antônio, Higor Vendrame, Carlos Henrique, Eduarda de Oliveira, discentes atuam nos experimentos.

 Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis

(65) 3382-6200

MT 235 Km 12, s/n - CEP: 78360-000

Campo Novo do Parecis/MT