Projeto possibilita vivenciar o ambiente do IFMT, ampliar horizontes e fortalecer trajetórias educacionais
No próximo dia 24 de abril o campus de Várzea Grande do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) será palco da aula magna do programa PartiuIF, um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) voltado para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas. Serão ofertadas 880 vagas em todos os campi do IFMT.
Participam da cerimônia, o reitor Júlio Cesar dos Santos, os pró-reitores de Extensão, Frankes Batista e de Ensino, Luciana Klamt, o coordenador regional do projeto, Victor Noronha, o diretor-geral do Campus Várzea Grande, João Bosco Beraldo, o prof. Renato Fortes, representando os Coordenadores Pedagógicos do IFMT, além do assessor de gabinete da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/Mec), Cléber Santos Vieira.
Ponte entre os jovens e o universo da ciência e da tecnologia
O projeto busca despertar a curiosidade, o pensamento crítico e o protagonismo juvenil por meio de experiências educativas inovadoras, acessíveis e conectadas com a realidade dos estudantes. Com duração de abril a novembro e carga horária total de 320 horas, o curso acontece em dois momentos por semana e está estruturado com aulas e atendimentos nos componentes de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Práticas Suplementares.
Ao longo da formação, também são abordados temas como identidade, cultura, ciência, tecnologia e sustentabilidade.
O PartiuIF proporciona aos estudantes a vivência da realidade dos campi do Instituto Federal (IFMT), conhecendo sua infraestrutura, os cursos ofertados, as práticas esportivas e culturais, além de prepará-los para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição. Além de oferecer conteúdos, o projeto promove um espaço de escuta, expressão e pertencimento, sendo uma oportunidade de vivenciar o ambiente do Instituto Federal, ampliar horizontes e fortalecer trajetórias educacionais.