No mês de novembro o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Campo Novo do Parecis foi sede do 1o Encontro de Técnicos Administrativos em Educação do IFMT – ENCONTAE, realizado pela Comissão Interna de Supervisão – CIS da instituição.
O evento, realizado também de forma híbrida, teve como objetivo promover a integração, o desenvolvimento profissional e o alinhamento de práticas e processos administrativos dentro da instituição de ensino. Trata-se de uma oportunidade significativa para discutir questões essenciais para a categoria dos servidores técnicos administrativos em educação”, esclareceu Dayana Luiza Schwerz, membro da CIS de Campo Novo do Parecis.
Dentre os pontos abordados, estiveram melhorias para a categoria dos TAES, regime de trabalho de 30 horas semanais, planos de carreiras e lotação dos servidores e os processos de avaliações e desempenho.
O evento teve início com a fala de Dayana, que destacou a importância de organizar melhor a categoria para garantir a realização correta dos trabalhos e explicou como isso impacta a carreira dos TAEs. Representantes de outros campi tiveram a oportunidade de manifestar suas dificuldades e debater possíveis melhorias.
Em seguida, ocorreu a primeira palestra do dia, intitulada “Construindo o Futuro: reflexões sobre a carreira PCCTAE e os resultados da greve 2024, ministrada por Roni Silva e William Carvalho, momento em que foi avaliado o impacto da greve, suas conquistas, desafios, e como os resultados obtidos poderão ser utilizados para moldar o futuro dos Plano de Cargos, Carreiras dos Técnicos Administrativos em Educação.
Na sequência, o Professor Dr. José Vinícius da Costa Filho conduziu sua palestra sobre TAE Educador, abordando uma série de tópicos relevantes para o papel do educador técnico administrativo dentro de uma instituição educacional.
Vale destacar que, no dia anterior ao evento, durante a reunião da CIS, foi formado um grupo de trabalho com o objetivo de estudar o regime de 30 horas semanais para os TAEs no IFMT, avaliando a implementação e os impactos dessa jornada para os servidores.
Os TAES também tiveram a oportunidade de participar de um minicurso “CIS – Conheça e fortaleça sua atuação”, cujo objetivo foi capacitar os participantes a entender melhor o papel da CIS e aprimorar sua atuação dentro da instituição.
O evento contou com a participação de representantes da CIS de 16 campi do IFMT e pode ser considerado um passo importante para fortalecer o papel dos técnicos administrativos na instituição, garantindo que suas necessidades e expectativas sejam ouvidas e atendidas de forma eficaz.
A realização do encontro permitiu o fortalecimento da rede de trabalho entre os diversos campi do IFMT, promovendo a troca de experiências e boas práticas. “O diálogo constante entre a administração e os servidores é fundamental para a construção de um ambiente de trabalho mais justo e produtivo”, encerrou Dayana.
O encontro teve como objetivo criar um espaço de diálogo entre os servidores, as lideranças sindicais e a gestão do instituto, para que se pudessem ser discutidas e propostas melhorias nas condições de trabalho e nos direitos dos TAEs.
Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis