Práticas inovadoras do Curso de Agroindústria do IFMT Campus Campo Novo do Parecis: extração de clorofila, cafeína e corante

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 4 de Maio de 2023 às 09:55

Recentemente, os alunos do curso superior de Tecnologia em Agroindústria do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, Campus Campo Novo do Parecis tiveram a oportunidade de participar de aulas práticas no laboratório de Química.

Durante essas aulas, eles aprenderam a extrair clorofila do espinafre, cafeína da erva mate e retirar corante do refrigerante de laranja. A experiência foi considerada incrível e enriquecedora pelos alunos.

O professor doutor William Cardoso Lima enfatizou a importância do ensino prático na formação dos alunos para a vida profissional. Afinal, é por meio dessas práticas que eles podem aplicar o conhecimento teórico aprendido em sala de aula e desenvolver habilidades práticas essenciais para o mercado de trabalho.

O vídeo abaixo mostra o processo de extração da clorofila do espinafre, extração da cafeína da erva mate e retirada de corante do refrigerante de laranja.

Iniciativas como essa estão em linha com as tendências do mercado de alimentos e bebidas. De acordo com estudos como o Brasil Food Trends 2020, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), e o estudo Brasil Bakery & Confectionery Trends 2020, a busca por inovação e tecnologia na produção de alimentos é crescente. E é por meio de práticas como essas que os alunos do IFMT Campus Campo Novo do Parecis estão sendo preparados para atender as demandas do mercado.

Confiram mais vídeos no nosso Instagram (@ifmtcnp) e Facebook, e acompanhem tudo o que acontece no curso de Agroindústria do IFMT Campus Campo Novo do Parecis.