Amanhã, primeiro de junho, ocorrerá a III Manhã de Campo do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis, promovida pelos alunos da disciplina de Extensão Rural, ministrada pelo professor Genivaldo David de Souza Schlick e demais docentes do curso superior de Bacharelado em Agronomia da instituição.
O evento ocorrerá no campo experimental da instituição e englobará temas relacionados às pesquisas desenvolvidas por professores e alunos do campus Campo Novo do Parecis, referentes às culturas de segunda safra: grão-de-bico, mamona, milho convencional, milho pipoca e girassol. “Nosso objetivo é mostrar à comunidade camponovense os trabalhos de pesquisa desenvolvidos em nosso campus”, salientou Schlick.
O professor complementa que, visando enriquecer ainda mais o evento, a professora Andreia de Oliveira Vieira, junto a seus alunos, também estará expondo trabalhos relacionados à fitotecnia, que dizem às doenças das plantas, através de uma vitrine fitopatológica.
Schlick complementa que as atividades do dia primeiro visam a integração entre acadêmicos, produtores rurais e profissionais do setor agrícola, visto que é uma maneira de proporcionar que os alunos vivenciem, na prática, experiências de engenheiros agrônomos.
A III Manhã de Campo terá início às 8 h e a previsão de término está marcada para 11 h 30. Estão sendo organizadas nove estações para visitação, abordando assuntos relacionados às culturas de segunda safra.
A atividade é gratuita e está aberta à participação da comunidade. “A manhã de campo é uma forma de interagir com a comunidade e abrir as portas da instituição para que a população participe e conheça nossas atividades. É nesse momento que aplicamos o ensino, a pesquisa e a extensão na prática”, disse satisfeito o Diretor-Geral do campus Campo Novo do Parecis, Fábio Luis Bezerra.
Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis