Do saber à prática: pofessores do IFMT lançam livro sobre Empreendedorismo

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 22 de Março de 2024 às 10:31

No intuito de promover o desenvolvimento socioeconômico do Estado e preparar seus alunos para desafios profissionais, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) celebra o lançamento do livro "Empreendedorismo em Ação: Construindo Futuros de Sucesso", fruto do trabalho colaborativo de professores e professoras da instituição e que está disponível para acesso no seguinte link: https://doi.org/10.22533/at.ed.009242201 .

Os autores, Léa Flores, Amanda Loiola, Michele Rejane, Jefferson Davi e Ricardo Marques, uniram esforços para criar uma obra que se destaca como um guia indispensável para a compreensão dos fundamentos da gestão e do empreendedorismo. Dividido em módulos estratégicos, o livro propõe uma abordagem prática e teórica, desde os conceitos iniciais até a aplicação concreta na elaboração de projetos.

O professor Jefferson Davi, enfatizou a importância e a gratidão envolvidas nesse projeto colaborativo: "Este livro representa não apenas um esforço coletivo, mas um compromisso com a formação e o desenvolvimento de nossos alunos. Agradeço imensamente à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMT pelo apoio decisivo concedido através do edital 91/2023, que viabilizou a concretização dessa iniciativa."

O apoio oferecido pela Pró-Reitoria, por meio do edital, foi crucial para tornar possível a publicação deste livro e reforça o compromisso da instituição em disseminar conhecimento e promover ações que gerem impacto social e profissional na comunidade, conforme destacado no prefácio da obra.

Seguindo a missão do IFMT de educar para a vida e para o trabalho, o livro oferece um panorama abrangente dos pilares do empreendedorismo. Com módulos que vão desde a compreensão dos conceitos fundamentais até a prática com a elaboração de protótipos e pitches de vendas, a obra busca capacitar os leitores para enfrentar desafios e identificar oportunidades no mercado.

O prefácio do livro ressalta: "O empreendedorismo se constitui como excelente tema transversal que passa por todas as áreas de conhecimento, refletindo na qualificação profissional e na preparação do indivíduo para as futuras responsabilidades do mercado do trabalho."

A obra não apenas visa instruir sobre empreendedorismo, mas também inspirar uma mentalidade proativa, criativa e inovadora desde cedo, preparando os alunos para um mundo dinâmico e desafiador.

O livro "Empreendedorismo em Ação: Construindo Futuros de Sucesso" representa um marco significativo no compromisso do IFMT com a formação de profissionais capacitados e visionários, capazes de criar impacto positivo em suas comunidades e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Esta obra, enriquecida por uma colaboração plural e dedicada, não apenas sintetiza conhecimentos teóricos, mas também abre portas para o desenvolvimento prático e a concretização de ideias inovadoras.

Assim, o IFMT celebra não apenas a publicação deste livro, mas o compromisso contínuo de capacitar seus alunos para desafios reais, preparando-os para construir um futuro de sucesso e transformação.