início do conteúdo

Especialista acompanha professores na revitalização de colmeias

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 11 de Dezembro de 2017 às 09:21

A apicultura, definida como criação racional de abelhas, é uma atividade de fácil manutenção e de baixo custo inicial em relação a outras atividades agropecuárias. Além disso, as abelhas são importantes agentes do processo de polinização, contribuindo para o mantimento do ecossistema. Sabendo da importância da preservação das abelhas, servidores do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis, revitalizaram o apiário da instituição, com cerca de 10 colmeias.

Na última semana, as professoras Eunice Cláudia Schlick Souza, Mariana Closs Salvador e Quézia Pereira Borges da Costa, acompanhadas do aluno Márcio Reis Ozeika e do doutorando da Universidade Estadual de Maringá, Cláudio Gomes da Silva Júnior estiveram visitando as colônias, realizando a manutenção das colmeias e fazendo a extração de mel.

Segundo a professora Mariana, a revitalização das colmeias se mostra com uma ótima solução para prevenir perdas na colônia e maximizar a produtividade das abelhas, promovendo ainda, a integração dos professores e alunos.

Com a vinda do pesquisador Cláudio à Campo Novo do Parecis, surgiu a ideia de convidá-lo para que ensinasse técnicas de revitalização, manutenção e fortalecimento das colmeias existentes. “Após realizado esse trabalho, pretendemos dar continuidade ao que iniciamos, mantendo as colmeias ativas”, disse a professora Quézia.

Mariana explica que a iniciativa de trazer palestras relacionadas à apicultura e realizar a revitalização das colmeias surgiu da necessidade de conscientizar os alunos e a população camponovense sobre a importância dos polinizadores para a agricultura.

Todo mel extraído foi processado pelos alunos do campus, no Laboratório de Agroindústria e depois vendido aos servidores do IFMT de Campo Novo do Parecis. “Todo valor arrecadado com a venda do mel será revertido para aquisição de materiais e produtos necessários para manutenção das colemias”, explicou Mariana.

O assunto, muito relevante, ganhou mais espaço no campus após início do projeto “Desempenho, comportamento e padrão de forrageamento de abelhas Africanizadas em cultivo de soja (Glycine max (L.) Merril) e sua relação com o potencial produtivo da cultura”, realizado em parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Soja e Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis, através da colaboração da Professora Doutora em Entomologia, Mariana Closs Salvador, desenvolvido desde o ano de 2016, na Fazenda São Paulo, propriedade de Vitório Herklotz.

Para o Coordenador do curso de Bacharelado em Agronomia, Genivaldo David de Souza Schlick, tanto a palestra quanto o trabalho de revitalização das colmeias, são atividades de grande importância, embora pouco abordado em sala de aula. “As atividades trazem informações muito uteis e necessárias aos nossos alunos, abordando um tema não tão comum, mas que pode ser utilizado como alternativa de renda aos futuros profissionais”, finalizou Schlick.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis

(65) 3382-6200

MT 235 Km 12, s/n - CEP: 78360-000

Campo Novo do Parecis/MT