Estudante do Campus Campo Novo do Parecis é selecionado para intercâmbio

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 20 de Março de 2023 às 12:36

O estudante do curso de Manutenção e Suporte em Informática Integrado do Campus Campo Novo do Parecis concorreu com jovens de mais de 18 países como Brasil, México, Bélgica, Índia e Alemanha.

O estudante Vinicius Lampert, de 17 anos, foi selecionado no programa de intercâmbio AFS Global STEM Academy, que garante bolsas integrais para jovens que buscam desenvolver habilidades STEM, conhecimento e resolução de problemas atuais, focados em sustentabilidade, usando a área das ciências exatas.

STEM é a sigla inglesa para Science, Technology, Engineering e Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português). O intercâmbio acontecerá de julho a agosto de 2023.

O jovem está cursando o 3º ano do curso de Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Campo Novo do Parecis, e foi selecionado em meio a jovens de mais de 18 países como Brasil, México, Bélgica, Índia e Alemanha.

Vinicius Lampert foi um dos escolhidos para ganhar uma bolsa integral de intercâmbio e representará o IFMT Campus Campo Novo do Parecis, após concorrer com mais de 6 mil jovens, altamente qualificados, com idades entre 15 e 18 anos. Segundo ele, 16 representantes do Brasil foram selecionados pelo programa.

O estudante foi convidado e orientando pelos professores de linguagens da instituição para participar do Programa Global STEM 2023. Embora acreditasse que seria uma conquista difícil, não pensou em desistir. “Continuei, persisti e consegui! Recebi a notícia da aprovação com enorme euforia. Será a primeira vez que viajarei para fora do Brasil. Fico muito feliz com essa conquista, me sinto realizado”.

O jovem participará de formações online com duração de doze semanas. Logo após, entre os dias 19 de julho e 16 de agosto, o aluno seguirá em intercâmbio para o Egito, onde terá a oportunidade de vivenciar uma experiência única em um dos berços da civilização.

Durante sua estadia, Vinicius ficará acomodado em casa de família egípcia e poderá admirar as maravilhas da engenharia antiga, como as Grandes Pirâmides, além de conhecer as práticas únicas de sustentabilidade ambiental na cidade do Cairo.

Ele e outros estudiosos se dedicarão a vários campos focados na STEM (ou antes STREAM – adicionando Arte & Robótica), incluindo a robótica para resolver problemas relacionados às alterações climáticas em casas verdes e atividades relacionadas às mudanças climáticas por meio de atividades práticas, tanto no campo quanto realizadas em laboratórios, na cidade de Zewail.

Além disso, eles também participarão de vários workshops de arte e de dança folclórica egípcia.

Vinicius terá a oportunidade de vivenciar a cultura local, estando hospedado com uma família anfitriã egípcia, além de ter aulas de língua árabe e de se voluntariar ao lado dos jovens locais em projetos de serviço comunitário. Será uma experiência única, que certamente contribuirá para o seu crescimento pessoal e acadêmico, proporcionando-lhe novas perspectivas e habilidades que serão valiosas ao longo de sua vida.

“Me sinto muito grato a todos os servidores do IFMT Campus Campo Novo do Parecis, que me auxiliaram no processo, e a todos que acreditaram em mim. Espero e tenho certeza que será a primeira de muitas experiências interculturais, que terei o prazer de compartilhar com meus colegas e com toda nossa comunidade acadêmica, quando retornar”, finalizou Vinicius.