Estudantes de escolas estaduais e municipais visitam a MArte

Publicado por: Reitoria / 19 de Setembro de 2024 às 14:16

Além da participação dos alunos dos 19 campi do IFMT estudantes de escolas municipais e estaduais estão prestigiando a 6a edição do evento

Mais de 200 alunos de escolas municipais e estaduais de Tangará da Serra já prestigiaram as apresentações da sexta edição da MArte, Mostra de Arte e Cultura do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) na cidade. O evento começou na noite de terça-feira (17) e segue até a sexta-feira (19).

Segundo o coordenador do evento e chefe do Departamento de Cultura, Esporte e Lazer do IFMT de Tangará, Michael Alves, a expectativa até o último dia da mostra artística é que mais de 400 alunos confiram as apresentações.

O professor coordenador da escola municipal Diva Martins Junqueira, Michael Garcia, falou sobre a importância da experiência cultural para a comunidade escolar. “Nossa escola é uma escola rural. Nós somos do distrito de Progresso, na extensão escolar do Joaquim do Boche. Muitas crianças da nossa escola, inclusive, quase não tem acesso à própria cidade, então foi bem bacana trazê-los aqui para conhecer coisas novas, ter novas experiências e, partindo disso, levar para a nossa escola também”, declara ele.

Dos 75 alunos que assistiram as apresentações, grande parte disse ter gostado especialmente das performances de dança que aconteceram no Espaço Teatro.

A estudante Vitória Cristina, do 5° ano do ensino fundamental, disse que ficou motivada com as apresentações que assistiu, principalmente as musicais. “Quando eles estavam cantando ali, porque eu faço aula de canto e eu gosto muito de cantar”, contou.

O professor também diz que eventos como este são inspirações para futuros eventos na sua própria escola. “Isso também é uma questão exploratória. Você vê no que o aluno se interessa mais (…) e partindo desse interesse a gente pode desenvolver trabalhos mais focados naquilo que eles gostam de fazer. E trabalhando com o que eles gostam fica bem mais proveitoso os resultados”, afirma.

Por: Danielly Ferreira - estudante do 5o semestre de Jornalismo na Unemat, sob supervisão da professora do curso, Lilian Martins

Edição: Orismeire Zanelato - jornalista Decom/IFMT