A historiadora e escritora Luciana Maluf Vilela, autora do livro Lucília – Rosa Vermelha, palestrou para estudantes dos cursos Técnicos em Agropecuária e Manutenção e Suporte em Informática e servidores do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis.
Em sua explanação Luciana falou sobre seu libro, que retrata a biografia da mineira Lucília Rosa, mulher guerreira, a frente do seu tempo, comunista desde criancinha e que fez dos seus ideais a trilha de uma vida inteira. A fala da historiadora durou cerca de 40 minutos e teve como foco relacionar o livro com a conjuntura política atual, proporcionando conhecimento e reflexões aos alunos.
Segundo Luciana, a pesquisa e a redação do livro foram desenvolvidas por ela e pelo jornalista Luiz Alberto Guimarães Molinar, conhecedor de movimentos sociais e políticos. “A primeira vez que vi Lucília foi em 2004. Cursava história na Universidade de Uberaba. Ela foi à Uniube contar sobre sua vida. O tempo foi pouco, mas suficiente para perceber o jeito diferente de ser da Lucília”, relembrou a autora.
Ela complementa que algum tempo depois desenvolveu um trabalho para o Arquivo Público de Uberaba, através do qual entrou em contato com documentos e entrevistas. “Transcrevi doze horas de entrevista de Lucília, concedida ao historiador Miguel Jacob Neto. Foi então que mergulhei fundo no mundo de Lucília, pois, aquela história precisava ser contada”, conta Luciana.
Os trabalhos de construção do livro tiveram início em 2007 e, ao final de 2008, já estavam em fase final. “O livro sobre o tema seria lançado e contribuiria para elucidar e reconhecer o valor e feitos históricos de homens e mulheres que lutaram por liberdade, justiça, democracia”, explicou.
A autora esteve no município de Campo Novo do Parecis por motivos pessoais e se disponibilizou a falar com os alunos do campus sobre sua trajetória de vida e sua obra. Ela é avó da aluna do IFMT, Giulia Martins Vilela Silva, do 1º anos do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, que participa de um grupo de mulheres no município, denominado Coletivo Dandara, que debate a luta contra todas as formas de opressão impostas às mulheres.
Para o professor Marco Túlio Melo Morais, embora o livro retrate a história de uma líder comunista de Minas Gerais, Lucília Rosa, falecida em 2011 aos 98 anos, o tema é muito atual. “É sempre muito positivo propiciar atividades que contribuam com a formação dos nossos estudantes”, encerrou.
Luciana Maluf Vilela - Graduada e especialista em História Contemporânea pela UNIUBE – Universidade de Uberaba - MG, em 2006. Autora de capítulos para roteiro de material didático para o EAD, na mesma instituição. Realizou pesquisas para o Arquivo Público de Uberaba e para particulares. Conteudista de apostilas na área de história do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira. Atualmente é servidora da Fundação Cultural de Uberaba, no cargo de historiadora da equipe técnica do CONPHAU – Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba.