Experiências inovadoras de ensino e aprendizagem é propiciada aos alunos através do Estágio

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 17 de Março de 2017 às 09:40

Com o intuito de proporcionar novas experiências e despertar, ainda mais, o comprometimento dos alunos com as atividades relacionadas à disciplina de Estágio I, do segundo ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, ministrada pelo professor e Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, campus Campo Novo do Parecis, Fábio Luis Bezerra, foram realizadas uma série de trabalhos durante o ano letivo de 2016.

Os estudantes ficaram responsáveis por realizar três atividades técnicas, relacionadas ao cultivo de plantas, oportunizando o confronto entre os desafios profissionais e a formação teórica, adquirida em sala de aula.

Segundo os alunos, poder desenvolver, na prática, as técnicas adquiridas, foi um desafio muito grande, pois, mesmo com todo conhecimento teórico, as adversidades enfrentadas nas atividades exigiram muita disciplina.

As atividades foram divididas entre as três turmas do segundo ano da instituição, que tiveram a responsabilidade de produzir hortaliças, zelar pelas plantas do pomar e produção de mudas de árvores.

Cada atividade teve um objetivo específico. O cultivo das hortaliças, que incluiu o cultivo de beterraba, cenoura e couve e do pomar, com os citros (laranja e limão), goiaba e cajueiro, foram destinados ao restaurante do campus. Já as mudas de árvores, de Acácias, Ypês e Leucenas, foram plantadas em lugares previamente definidos. A turma do 2º ano A plantou 250 mudas nas margens da MT 235, nas proximidades do campus Campo Novo do Parecis, a do 2º ano B realizaram o plantou das mudas na Escola Municipal Amélia Lena Fedrizzi, contando com a parceria do Léo Clube do município, e a terceira e última turma, do 2º ano C utilizaram as mudas para construir uma barreira vegetal ao redor da Instituição.

Para que as atividades tivessem êxito, os alunos precisaram tomar alguns cuidados e realizar um monitoramento constante. Mesmo assim, não deixaram de enfrentar situações difíceis. Uma das turmas, 2º ano C, relata que, após aplicação de veneno no viveiro, parte das mudas de árvores morreram. Já a turma do 2º ano A tiveram perdas nas hortaliças, em decorrência de pragas, doenças e problemas com a irrigação.

Segundo o professor Fábio, a proposta visava justamente isso, proporcionar esse contato direto dos alunos com a prática e, principalmente, fazê-los pensar em métodos que pudessem solucionar as possíveis adversidades. “Foi uma experiência muito importante para a formação de nossos alunos, despertando a criatividade e independência das turmas. Ofertar alternativas para a melhoria do ensino depende não somente da aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala, mas também das experiências vivenciadas durante a prática. O estágio oferece a oportunidade de integrar teoria e prática para selecionar a melhor forma de oferecer aos alunos um aprendizado efetivo”, disse satisfeito.

Todas as turmas atingiram os objetivos propostos na disciplina e, de forma unânime, concordam com a importância do estágio para a formação profissional, visto que adquiriram um vasto conhecimento sobre as culturas estudadas, ampliando, inclusive, as técnicas aprendidas em sala.