Governo Federal anuncia recomposição do orçamento do IFMT

Publicado por: Reitoria / 16 de Julho de 2024 às 16:44

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, realizou duas recomposições de orçamento para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em 2024. Em maio, o crédito suplementar para o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) foi de R$ 3.077.308, conforme as Portarias GM/MPO 134 e 137, de 9 de maio de 2024. Com esse repasse, o orçamento de 2024 se igualou ao de 2023.

No dia 10 de junho, em reunião com os reitores dos Institutos Federais, o presidente Lula anunciou uma nova recomposição do orçamento da Rede Federal, destinando ao IFMT o valor de R$ 3.976.410. Esse aumento representa aproximadamente 3,3% do orçamento previsto para o exercício de 2024. Até o momento, a legislação com a referida alteração orçamentária não foi efetivada, não estando disponível ainda para a execução; a expectativa é de que tal liberação ocorra nas próximas semanas.

A recomposição orçamentária da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica visa reforçar o fomento às ações de ensino, pesquisa, extensão, inovação, assistência estudantil e manter os investimentos na melhoria da infraestrutura dos campi.

O reitor do IFMT, professor Julio César dos Santos, celebra as recomposições orçamentárias da instituição: “Estou animado e esperançoso com estes incrementos ao orçamento do IFMT, pois eles permitirão ampliarmos ainda mais as melhorias de condições de trabalho e estudo dos nossos servidores e estudantes. Em alguns campi, já iniciamos obras de reparos e reformas, e, até o fim deste ano, todas as nossas unidades terão recebido melhorias estruturais, além de concluirmos, neste mês de julho, a entrega de veículos novos para 100% dos campi e Reitoria”, afirmou Julio.