Grupo de teatro de Campo Novo do Parecis participará de festival internacional; alunos no IFMT fazem parte do elenco e equipe técnica

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 30 de Agosto de 2017 às 08:49

O grupo de teatro camponovense, Revelação Teen de Teatro, foi selecionado para participar da 9ª edição do Festival Mundial de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos”, em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 10 e 16 de outubro.

Revelação Teen de Teatro é um dos três grupos brasileiros selecionados para o evento, que tem como objetivo a promoção de intercâmbio cultural, envolvendo os participantes em um projeto conjunto, propiciando experiências com diversas realidades diferentes.

Segundo a Diretora da peça, Francislaine Almeida, a Revelação Teen de Teatro é composta por um elenco genuinamente camponovense. “Estaremos representando nossa cidade, nosso Estado e nosso país, mostrando nossa arte para o mundo e fazendo intercâmbio com sete países: Argentina, Colômbia, México, Equador, Chile, Uruguai e Brasil”, disse orgulhosa.

O elenco é composto por 11 adolescentes, três deles são alunos do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, campus Campo Novo do Parecis. Juntos apresentarão o espetáculo “BANG BANG! VOCÊ MORREU!”, abordando o tema bullying. “Falamos de bullying, depressão e suicídio na adolescência. As consequências do bullying são sérias e podem levar a morte. Devemos nos policiar para que isso acabe”, enfatizou a atriz Edionara Ferrazzo do Carmo, aluna do 2º ano do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFMT campus Campo Novo do Parecis.

A aluna Bianca Stumm, do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFMT campus Campo Novo do Parecis, assistente de produção da companhia de teatro, é integrante do grupo Revelação Teen há quatro anos. “Em todo esse tempo vivi várias experiências no teatro, mas nenhuma se compara ao que estou vivendo agora. Essa peça mudou minha vida”, pontuou ao admitir que aprendeu muito durante os ensaios.

O evento será composto por, cerca de, 20 apresentações, seminários, workshops, conferências e oficinas, alguns ministrados por renomados professores da Universidade Nacional de Teatro de Buenos Aires. “Essa viagem acrescentará muito em minha vida. Tanto para minha formação acadêmica, como para minha vida artística”, acrescentou Vitor Hugo Henik, aluno do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFMT campus Campo Novo do Parecis.

Os alunos estão ansiosos pela troca de conhecimentos, mas, acima de tudo, estão felizes por terem a oportunidade de retratar um tema tão importante. “Queremos conscientizar e fazer as pessoas repensarem suas atitudes”, findou o ator Wallysson Renan Ferreira, aluno do 2º ano do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFMT campus Campo Novo do Parecis.

O espetáculo: Narra a história de Josh que vive uma crise de consciência, ouvindo incessantemente vozes vindas da escuridão, representadas por seus colegas, que buscam descobrir os reais motivos de terem sido assassinados. A partir daí, a história ganha força e o espectador passa a acompanhar a mente de Josh, descobrindo ao longo do espetáculo a motivação que o levou a cometer o crime. “

Perfil: O grupo Revelação Teen foi fundado em 2013 com o objetivo de desenvolver o teatro com adolescentes destaques nas oficinas teatrais da Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Novo do Parecis-MT, montando espetáculos de teatro mais maduros, abordando temas mais sociais. Todos os integrantes são automaticamente incluídos no projeto “Novos Diretores”, onde os mesmos se responsabilizam por montagens e direção de espetáculos das dez turmas iniciantes, com idades entre 6 e 12 anos, resultando em mais de 10 montagens ao ano. Atualmente o grupo é formado por 17 integrantes, sendo 16 atores com idades entre 13 e 18 anos, sob a direção de Francislaine Almeida.