início do conteúdo

IFMT Campo Novo do Parecis contribui com Projeto Solo Vivo para Fortalecer Agricultura Familiar

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 20 de Fevereiro de 2025 às 09:56

O campus Campo Novo do Parecis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) está desempenhando um papel fundamental no projeto Solo Vivo, uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com o IFMT, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri-MT) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Instituto Federal de Mato Grosso (FUNADIF).

O projeto tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar em Mato Grosso, promovendo práticas agrícolas sustentáveis e garantindo a segurança alimentar das comunidades rurais. Para a sua execução, será investido um total de R$6,8 milhões.

O campus Campo Novo do Parecis, junto com o campus Juína e São Vicente, será responsável pela parte analítica do projeto, realizando a análise química completa e granulométrica de amostras de solo de todo o Estado. O resultado analítico será inserido no software SolIF, desenvolvido pelo campus Juína, cujo sistema permitirá um mapeamento preciso das condições do solo nas áreas de assentamento, ajudando na identificação das culturas mais adequadas para cada tipo de solo e fornecendo recomendações técnicas específicas para o plantio.

A professora Franciele Caroline de Assis Valadão, que tem 12 anos de experiência na análise de solos, é uma das responsáveis pela execução das atividades do projeto. Ela destaca a importância do laboratório de solos do campus, que já recebe o selo de qualidade da Embrapa e possui uma rotina consolidada de análises há dois anos. Para Franciele, o Solo Vivo representa um grande avanço para o fortalecimento do IFMT, uma vez que todos os servidores envolvidos estão colaborando de forma mútua, sem competição, o que promove um ganho significativo para o crescimento profissional de todos.

Ela também enfatiza que o projeto será uma oportunidade de integração entre alunos, servidores técnicos administrativos e docentes, criando um espaço para troca de experiências e aprendizado. “O laboratório de Campo Novo do Parecis será responsável pela análise de solos, visando principalmente a recuperação das áreas dos produtores familiares. As áreas de Mato Grosso têm alto potencial agrícola, mas, quando mal utilizadas, perdem seu potencial”, reforçou.

O projeto Solo Vivo representa uma importante parceria entre os envolvidos e oferece ganhos educacionais e profissionais tanto para os servidores quanto para os alunos, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no estado.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis

(65) 3382-6200

MT 235 Km 12, s/n - CEP: 78360-000

Campo Novo do Parecis/MT