O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Campo Novo do Parecis, vem inovando na formação dos alunos do Ensino Médio com o projeto "Educação Financeira - OLITEF", lançado em agosto de 2024. A iniciativa tem como principal objetivo capacitar os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio para a gestão responsável de suas finanças pessoais, além de prepará-los para participar da Olimpíada do Tesouro de Educação Financeira (OLITEF), uma competição nacional promovida pela B3 e pela Secretaria do Tesouro Nacional.
O projeto foi coordenado pela Professora Regiane Lopes de Oliveira, que também atua como coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática do campus. A professora, que tem liderado esforços para inserir a educação financeira no cotidiano dos estudantes, destaca a relevância dessa iniciativa no contexto atual, em que as finanças pessoais são cada vez mais essenciais para o bem-estar e o futuro dos jovens.
"A educação financeira é uma competência fundamental para a vida. Ensinar os alunos a gerir suas finanças desde cedo faz com que desenvolvam uma visão mais crítica e planejada sobre seu futuro econômico. Participar da OLITEF foi um grande incentivo para que esses jovens mergulhassem nos temas de planejamento financeiro e investimentos, ampliando seus horizontes sobre possibilidades de poupança e crescimento financeiro", destacou a professora Regiane Lopes.
A importância da Educação Financeira no Ensino Médio.
A inclusão de conteúdos de educação financeira no currículo do Ensino Médio é uma demanda urgente, que visa proporcionar aos jovens as ferramentas necessárias para uma vida adulta equilibrada financeiramente. O projeto desenvolvido pelo IFMT tem como foco central a introdução dos alunos ao planejamento financeiro, investimentos em renda fixa e variável, temas muitas vezes distantes do cotidiano da maioria dos estudantes.
Durante o projeto, que teve início em 19 de agosto de 2024, os alunos do primeiro ano do Ensino Médio participaram de aulas semanais que abordaram temas como organização financeira, consumo consciente, investimentos em produtos de renda fixa (como Tesouro Direto e CDB) e renda variável (ações e fundos de investimento). A proposta, além de educar financeiramente, também incentivou a participação na OLITEF, uma competição que desafia os estudantes a colocarem em prática o que aprenderam sobre finanças e investimentos.
Metodologia do Projeto e a Participação dos Alunos
O projeto foi dividido em três etapas principais: aulas teóricas, simulado preparatório e a realização da prova da OLITEF. As aulas, conduzidas pelos professores Regiane Lopes, Adolfo Vicente Araujo, Ricardo Marques Macedo, Alessandra Fagundes, Jefferson Davi Ferreira e Tiago Alquaz Matias, foram fundamentais para que os alunos compreendessem, de maneira prática, como gerir suas finanças e realizar investimentos de forma segura.
No dia 16 de setembro de 2024, os alunos participaram de um simulado, que simulou a estrutura da prova oficial da OLITEF, a fim de garantir que estivessem devidamente preparados. Dois dias depois, em 18 de setembro de 2024, todos os alunos realizaram a prova da olimpíada. A expectativa é que os resultados preliminares, que serão divulgados em novembro, mostrem o desempenho expressivo dos estudantes.
Relato Positivo e Engajamento dos Estudantes
A coordenadora do projeto, professora Regiane Lopes, comentou sobre o impacto da iniciativa entre os alunos:
"Os estudantes se mostraram bastante engajados, e foi gratificante acompanhar o crescimento deles ao longo do processo. Eles passaram a entender que o planejamento financeiro não é algo distante, mas uma prática que pode ser aplicada no dia a dia. A participação na OLITEF foi um desafio, mas também uma grande oportunidade de testar e ampliar esses conhecimentos."
A participação no projeto também trouxe reflexões sobre o futuro financeiro dos estudantes, com muitos relatando que passaram a repensar hábitos de consumo e a planejar melhor suas economias. Alguns alunos já demonstraram interesse em continuar aprendendo sobre o mercado financeiro, buscando se aprofundar ainda mais no tema.
Impacto para a Vida Adulta e Futuro Profissional
O projeto "Educação Financeira - OLITEF" foi uma ação de grande impacto educacional e social. Ao equipar os jovens com noções práticas sobre economia e finanças, o IFMT está contribuindo para que esses futuros profissionais sejam mais conscientes em suas decisões financeiras, com habilidades para gerenciar seus recursos de maneira responsável e estratégica.
Em um país onde muitos jovens entram no mercado de trabalho sem conhecimentos financeiros sólidos, iniciativas como esta podem fazer a diferença, criando uma nova geração de cidadãos economicamente instruídos e prontos para enfrentar os desafios da vida financeira adulta.