IFMT Campo Novo do Parecis se prepara para a 6ª Marte

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 13 de Setembro de 2024 às 13:20

Entre os dias 17 e 20 de setembro acontecerá a 6ª Mostra de Arte (MArte) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Tangará da Serra.

O Campus Campo Novo do Parecis estará participando do evento e, nesse ano, levará uma delegação de 39 artistas, que realizarão apresentações nas áreas de música, dança, artes visuais e audiovisual.

Os alunos do IFMT Campo Novo do Parecis já estão preparados para fazer bonito e abrilhantar os palcos da 6a Marte e com grande expectativa para apreciar as apresentações dos artistas dos outros campi.

Anderson Toni, professor de Música, atualmente lotado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que esteve à frente da preparação dos alunos do Campus para a MArte, destaca a relevância do evento para a formação artística e cultural dos estudantes, servidores e comunidade. “Trata-se de um evento que com certeza marcará a vida de cada estudante em sua trajetória no IFMT, onde poderão apresentar os resultados dos ensaios e preparações ao longo dos últimos meses”, elogiou.

Segundo a professora de Educação Física, Coordenadora de Extensão e chefe de delegação do Campus para a 6a MArte, Amanda Gabriele Milani, o evento é uma ótima oportunidade para os alunos mostrarem seus potenciais e trocarem experiências com os artistas dos outros campi. “Os alunos ficarão todos esses dias imersos num ambiente cultural repleto de possibilidades, no sentido de ter contato com outras pessoas e com diversos tipos de manifestações artísticas. Estou bastante animada com essa experiência”, destacou.

Para a aluna do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Maria Eduarda França, que já participou das últimas duas edições da Mostra de Arte, a expectativa é muito grande. “Tive experiências boas com a MArte. Conheci pessoas novas e presenciei apresentações maravilhosas”, relembrou.

O campus Campo Novo do Parecis estará auxiliando com as despesas de alimentação e hospedagem dos alunos participantes do evento. Durante a reunião com os responsáveis, os alunos foram informados acerca do evento, organização e autorizações, visando viabilizar a participação de todos os alunos no evento, de modo que possam ter uma experiência significativa e prazerosa. “A arte é fundamental para a vida do ser humano. Quando pensamos em uma educação integral, estamos falando de potencializar todas as possibilidades que o ser humano tem de vivenciar experiências e a arte é uma delas. O IFMT é uma instituição que valoriza isso e não estamos medindo esforços para que tudo aconteça”, disse Amanda, agradecendo.

A Mostra de Arte do IFMT vem se consolidando como um dos maiores eventos artísticos do Estado e surge com o objetivo de estimular a criação e apreciação artística. A aluna Yasmin Moraes de Oliveira, do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, que também já participou de outras edições do evento, acredita que a experiência artística deste ano será diferente. “Tangará tem uma forte inclinação artística e os alunos são muito receptivos, estou com grandes expectativas nesta MArte, sinto que será um evento memorável para todos os alunos. Quero aproveitar essa experiência ao máximo, pois sei a importância do evento para a minha construção pessoal, meu conhecimento artístico e meu modo de ver as coisas. Se não fosse pela MArte e pelo incentivo dos professores eu não teria conhecido o Chorinho e nem esse lado maravilhoso que o IFMT proporciona. A MArte é uma experiência que levarei para a vida”, concluiu.