Setembro Amarelo: IFMT Campo Novo do Parecis promove ações de valorização da vida

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 13 de Setembro de 2024 às 10:42

Em um mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio e a valorização da vida, o IFMT Campus Campo Novo do Parecis, por meio de sua Equipe Pedagógica, tem promovido uma série de ações voltadas ao bem-estar e acolhimento dos alunos. As pedagogas Kesley Gomes Pedroso e Rosani Nonenmacher, ambas responsáveis pela condução dessas atividades, têm liderado ações que buscam sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da empatia e da integração entre os estudantes.

Entre as atividades realizadas, uma das mais tocantes foi a distribuição de cartões acompanhados de chocolates, contendo mensagens motivacionais como “Lembre-se: você é amado do jeito que é” e “Empatia é entender que cada um tem a sua luta”. A iniciativa promovia, além das palavras de conforto, um abraço acolhedor entre os colegas de turma, reforçando a importância da conexão humana em momentos delicados.

Para a pedagoga Rosani Nonenmacher, essas ações são fundamentais para construir um ambiente escolar mais empático e acolhedor. “Acreditamos que pequenas atitudes podem transformar o dia de uma pessoa. Mostrar aos nossos alunos que eles são importantes e que fazem parte de uma comunidade que os acolhe é essencial. Isso vai além da prevenção; é uma forma de cuidar da saúde mental e emocional de todos”, destacou Rosani.

Os alunos também têm respondido de forma positiva às ações. Mariana Santos, estudante do primeiro ano do ensino médio integrado em agropecuária, comentou sobre o impacto dessas atividades sob a perspectiva dos discentes: "Esse tipo de iniciativa nos faz sentir parte de algo maior. Às vezes, a correria do dia a dia nos faz esquecer que não estamos sozinhos, e ações como essa nos lembram que temos o apoio dos nossos colegas e da escola."

As ações do Setembro Amarelo no IFMT Campus Campo Novo do Parecis buscam promover um ambiente mais acolhedor e reforçar a importância de cuidar da saúde mental e emocional dos alunos, destacando que, muitas vezes, um gesto simples pode ter um impacto profundo na vida de alguém. A seguir, algumas fotos das atividades realizadas no campus durante o mês de conscientização.