Neste 19 de abril, o IFMT reconhece a força, a sabedoria e a luta dos povos originários e renova o compromisso de seguir contribuindo para a construção de um Brasil mais justo, diverso e inclusivo
No dia 19 de abril o Brasil celebra o Dia dos Povos Indígenas, uma data dedicada à valorização da cultura, da história e da luta dos povos originários. No Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), essa valorização acontece todos os dias, por meio de um ensino inclusivo, de qualidade e com apoio direto aos estudantes indígenas.
Dois exemplos dessa realidade são os jovens Alaine Myma Rikbaktatsa, da etnia Rikbaktsa, e Ednei Xinuli Irantxe, aluno indígena da etnia Manoki. Eles se somam a outros 194 estudantes indígenas matriculados em diferentes cursos e modalidades nos diversos Campi do IFMT como Confresa, Juína, Primavera do Leste, Cáceres e Barra do Garças.
Egressa do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do campus Juína, Alaine está cursando o primeiro ano da licenciatura em Ciências Biológicas. A segunda filha de uma família de seis irmãos, conta que ingressou no IFMT em 2020, em um momento delicado.
“Não foi fácil pelo fato da pandemia covid 19 chegar no mesmo ano que eu entrei no IFMT. Tive várias dificuldades ao logo do caminho. Recebi alguns dos auxílios que a instituição oferece para os alunos e esses auxílios foram muito importantes pra mim, me ajudaram muito,” relembra.
Com esforço, perseverança e o apoio encontrado na instituição e nos professores Alaine aproveitou as oportunidades em ensino, pesquisa e extensão, tendo participado da Mostra de arte (MArte) e dos jogos estudantis em Pontes e Lacerda. Concluiu o Ensino Médio e decidiu seguir em frente em seus estudos.
“Na minha experiência, o ensino no curso Técnico em Agropecuária é muito bom. Os professores têm bastante conhecimento e vivência na área. Isso faz a diferença nas aulas práticas e nos conteúdos técnicos. Temos acesso a laboratórios, campo experimental e atividades que nos aproximam da realidade do setor agropecuário”, avaliou.
Cursando o terceiro ano do curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no campus Campo Novo do Parecis, Ednei também está construindo as bases de seu futuro. Seu ingresso no IFMT foi incentivado por familiares e conhecidos, e desde então, a instituição tem feito parte de sua trajetória educacional e de vida.
“Durante o segundo ano, recebi uma bolsa voltada para estudantes indígenas e quilombolas, o que me ajudou muito a continuar os estudos com mais tranquilidade”, conta. Como Alaine, ele destaca a qualidade do ensino recebido no IFMT: “É bem superior ao que eu teria em uma escola estadual. Aqui, temos mais estrutura, mais oportunidades, mais incentivo.”
Além das aulas, Ednei já participou de atividades extracurriculares, como os treinos com o time de futsal do campus. Embora não esteja mais praticando a modalidade esportiva, reconhece a importância dessas experiências para a integração e o desenvolvimento pessoal dos alunos.
Com os pés no presente e os olhos no futuro, os dois jovens cultivam sonhos. “Quero terminar a Licenciatura em Ciências Biológicas, fazer faculdade de Medicina Veterinária em Sinop e ajudar meus pais a construir a casa dos sonhos deles e dar conforto para os meus irmãos,” diz Alaine.
Já Ednei revela o desejo de cursar Agronomia ou Engenharia Agrícola, “e continuar aprendendo, me especializar, para talvez um dia levar esse conhecimento de volta para a minha comunidade,” planeja.
Dedicação e compartilhamento de costumes
O professor Rodrigo Matos, lecionou Biologia para o terceiro ano do curso técnico em 2024 e dará aulas para a turma da Alaine nos próximos anos da graduação. Ele conta que desde os primeiros encontros em sala de aula, a estudante quieta e meiga tinha um olhar atento e uma presença serena que cativava naturalmente. Apesar da discrição, seu brilho especial aflorava, sobretudo, nos momentos em que os colegas faziam brincadeiras com sua origem indígena.
“Essas situações não a intimidavam. Ela sorria, se animava e, com simplicidade e orgulho, dividia conosco pequenos relatos sobre os costumes e vivências em sua terra indígena, que mesmo breves, carregavam uma força e uma beleza cultural que deixavam todos encantados”.
Rodrigo descreve uma jovem preocupada, dedicada e atenta aos conteúdos e atividades propostas. A postura respeitosa e comprometida, a disposição para aprender e colaborar foram características que a destacaram academicamente.
“Fiquei extremamente feliz pela decisão de dar continuidade à sua trajetória acadêmica. Saber que ela escolheu seguir por esse caminho reforça a certeza de que a educação é uma ponte poderosa entre diferentes mundos, e que Alaine trilha com sabedoria o seu. É uma alegria acompanhar, de perto, o crescimento dessa jovem especial”.
Os estudantes indígenas no IFMT
A trajetória de Alana e Ednei reflete o compromisso institucional com a inclusão e a valorização da diversidade. No IFMT, cada aluno é incentivado a ser protagonista de sua própria história — e histórias como as desses jovens são testemunhos da importância de investir em educação pública, gratuita e de qualidade, que respeita as raízes e abre caminhos para novas perspectivas.
Segundo a Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, atualmente, 13 estudantes indígenas são beneficiados pelo Programa Bolsa Permanência do MEC para o ensino de graduação. Eles são acompanhados pela DSAEstudantil em diálogo com os Campi.
Nos editais multicampi de auxílio permanência para indígenas organizados com recursos internos do programa de Assistência Estudantil, entre os anos de 2023 a 2024 pelo menos outros 15 estudantes foram contemplados com auxílio no valor de R$400,00 podendo ser acumulado com outras modalidades de auxílios ofertados por cada campus no limite de até um salário mínimo e meio por estudante.
Os estudantes indígenas do IFMT estão matriculados em diferentes cursos de nível médio e superior, como zootecnia, química, engenharia florestal, agronomia, tecnólogos em biotecnologia, gestão pública, técnico em secretariado, dentre outros.
Por: Orismeire Zanelato - IFMT Reitoria, Carla Londero - IFMT Campo Novo do Parecis e Luiz Costa - IFMT Juína