IFMT prepara inauguração de Usina Fotovoltaica em Campo Novo do Parecis

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 25 de Março de 2024 às 12:27

As festividades dos 15 anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Campo Novo do Parecis, serão coroadas por um evento histórico e eco consciente: a inauguração oficial de sua usina fotovoltaica. Este momento evidencia o compromisso inabalável da instituição com a sustentabilidade além de abrir portas para um futuro mais brilhante e eficiente para toda a nossa comunidade acadêmica.

O diretor do Campus, Tiago Alquaz, destaca os benefícios que esta iniciativa trará para nosso campus promovendo economia e sustentabilidade: "é com alegria que anuncio que a inauguração oficial da usina solar do nosso campus que já está operando desde fevereiro. Este é um feito que marca nossa jornada e fortalece nosso compromisso com um futuro mais sustentável e próspero. Parabéns a todos os envolvidos nesse marco que transformará positivamente nossa comunidade acadêmica."

Resultado de um investimento no valor de R$ 672.000,00 e operando em fase inicial desde 22 de fevereiro de 2024, a usina fotovoltaica representa uma fonte de energia limpa e renovável, com capacidade de microgeração de 75 kWp e tecnologia de ponta. Os módulos fotovoltaicos garantirão eficiência sustentada por décadas.

Dados do fornecedor mostram que a eficiência dos painéis solares é projetada para até 40 anos, mantendo-se em 80% de seu desempenho original após 25 anos de operação. Isso assegura um fornecimento constante de energia, contribuindo para a redução dos custos operacionais e reforçando a estabilidade financeira do campus.

De forma prática, espera-se que a usina fotovoltaica proporcione uma economia mensal de aproximadamente R$ 7.000,00, se toda a energia produzida for utilizada para compensar o consumo durante os horários de menor demanda. Além disso, sua capacidade de geração mensal de cerca de 11.500 kWh representa uma significativa contribuição para as necessidades energéticas do campus.