IFMT promove live "Teresa de Benguela, direitos da mulher e valorização do trabalho feminino"

Publicado por: Reitoria / 23 de Julho de 2024 às 15:12

A partir das 14 horas desta quinta-feira, dia 25 de julho, o Instituto Federal de Mato Grosso realiza Live em celebração ao "Dia Nacional de Teresa de Benguela e da Mulher Negra", uma mesa redonda com a participação de lideranças femininas do IFMT e de Mato Grosso, com o tema "Teresa de Benguela e o movimento pelos direitos da mulher e a valorização do trabalho feminino".

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da gestão do programa extensionista que leva o nome dessa líder quilombola, também conhecida como Rainha Tereza, que liderou a resistência da comunidade negra e indígena à escravidão por duas décadas em Mato Grosso, no século dezoito. Por meio desse programa, o IFMT busca promover a geração de renda, autonomia social e inserção feminina no mundo do trabalho.

O debate será mediado pela gestora do programa, Laura Aoyama e contará com a participação da presidenta da comissão permanente de participação feminina "Elas no IFMT", Regina Olea, além das docentes de filosofia e história do campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva, Dejenana Campos e Manuela Arruda.

Atualmente, Manuela desenvolve uma pesquisa sobre as narrativas e representações a respeito de Teresa de Benguela no tempo presente. Sua contribuição para o debate se baseará no trabalho em andamento para sua tese de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso, que relaciona Teresa e o movimento de mulheres negras Afrolatinas e Caribeñas.

“Estou desenvolvendo a historicização da construção da memória de Teresa de Benguela como uma referência para as mulheres negras do Brasil, tanto a Teresa histórica, líder quilombola do século dezoito, quanto a mitificação dela nos dias atuais”, adiantou a pesquisadora.

Também integrarão a roda de conversa as lideranças quilombolas Isabel Silva e Cristina Soares, do Coletivo "Herdeiras do Quariterê".

O evento ocorrerá nas dependências da Proex, na Reitoria do IFMT, com transmissão pelo link https://youtube.com/live/COO-7asEE-k?feature=share

Não perca!

25 de Julho Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

A data relembra o marco internacional de luta e resistência da mulher negra para reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vividos até hoje por mulheres que sofrem com a discriminação racial, social e de gênero. No Brasil, em 2 de junho de 2014, foi instituído, por meio da Lei 12.987, o dia 25 de julho como o Dia Nacional de Teresa de Benguela e da Mulher Negra.