IFMT realiza aula inaugural do Curso FIC em Produtoras de Embutidos e Defumados

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 21 de Março de 2024 às 17:24

Na última quinta-feira, dia 14 de março, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Campo Novo do Parecis, em parceria com a instituição Casa das Marias, realizou aula inaugural do Curso FIC de Qualificação Profissional em Produtoras de Embutidos e Defumados. Este curso, inserido no Programa Bioeconomia da Amazônia Legal, tem como objetivo principal qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade social, oferecendo-lhes oportunidades concretas de inserção no mercado de trabalho e de geração de renda.

O Programa Bioeconomia da Amazônia Legal, do qual este curso faz parte, desempenha um papel crucial na qualificação de empreendedoras na cidade de Campo Novo do Parecis. Por meio de iniciativas como esta, ele busca promover o desenvolvimento sustentável da região, incentivando práticas econômicas que valorizem os recursos naturais de forma responsável e que contribuam para a preservação do meio ambiente.

Para o diretor do Campus de Campo Novo do Parecis, Tiago Alquaz, esta iniciativa trará reflexos importantes para a comunidade local: "Este curso representa um passo significativo na promoção da inclusão social e no estímulo ao empreendedorismo feminino em nossa cidade. Estamos confiantes de que ele terá um impacto positivo não apenas na vida das participantes, mas também no desenvolvimento econômico de nossa região".

A aula inaugural contou com a participação especial da Professora Amanda Milani, que conduziu atividades relacionadas ao Círculo de Construção de Paz, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT). O projeto do Círculo de Construção de Paz visa promover a resolução pacífica de conflitos e a construção de relações mais harmoniosas na comunidade, contribuindo assim para a redução da violência e o fortalecimento dos laços sociais.

Durante o evento, foram realizadas ações de motivação e abordagens sobre a Bioeconomia, além de orientações sobre o funcionamento e os objetivos do curso. As participantes foram estimuladas a enxergar nesta oportunidade não apenas uma capacitação profissional, mas também uma ferramenta de empoderamento e transformação em suas vidas e em suas comunidades.

Com o apoio de instituições como o IFMT, a Casa das Marias e o TJMT, iniciativas como essa representam um passo na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável. Ao investir na capacitação e no fortalecimento das mulheres, estamos construindo um futuro mais promissor para todos.

A Casa das Marias, reconhecida pelo seu compromisso com o empoderamento feminino e o combate à desigualdade, tem sido uma parceira fundamental nesse projeto. Ao abrir suas portas para sediar o curso, a instituição reafirma seu compromisso com a transformação social através da capacitação profissional.