MArte 2024: IFMT realiza parceria com Unemat em ação de extensão para 1os socorros

Publicado por: Reitoria / 18 de Setembro de 2024 às 19:01

O projeto também promove orientações acerca de temáticas como drogas, álcool, cigarro eletrônico e outros comportamentos nocivos à saúde humana

O IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso) está realizando uma parceria com um projeto de extensão da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), voltado para a prestação de primeiros socorros durante a 6a MArte, Mostra de Arte e Cultura que está sendo realizada em Tangará da Serra com trabalhos produzidos pelos alunos da instituição.

Não é a primeira vez que as duas instituições de ensino trabalham juntas; elas já estiveram unidas para ministrar aulas e outros atividades de ensino, pesquisa e extensão. Desta vez, o novo trabalho conjunto começou na última terça-feira (17) e segue até a sexta-feira (20).

Para essa mostra, o primeiro contato foi realizado pelo IF com o curso de enfermagem da Unemat, que recebe várias demandas para estar presente em eventos. A professora Pollyanna Queirós, do curso de enfermagem da Unemat, explica como se dá a participação do curso a partir das solicitações.

"A gente se organiza dentro dos projetos. Aqui no IF, por exemplo, são dois projetos de extensão participando, mas com vários professores, não só dos projetos, mas professores voluntários acompanhando. Os dois projetos que estão aqui são o Enfermagem na Comunidade, coordenado pelo professor Leandro Mufato, e o Primeiros socorros, sob a coordenação da professora Alexandra de Paula."

Foram montados três pontos de atendimento, na sala da DRE (Diretoria Regional de Educação), na sala 2 do Centro Cultural Tayano Filho e também em frente ao Teatro Municipal. Todos esses locais estão sendo coordenados pelas professoras de enfermagem da Unemat.

A docente ressalta ainda que desde o ano passado o IFMT e a Unemat estão em contato para a colaboração desse evento. Lembra também que é uma demanda de atendimento específica para o curso da saúde e requer preparo dos alunos. "Essa demanda aqui tem que ser para o curso de saúde. Tem alguns equipamentos que outros estudantes dos outros cursos não vão saber manusear. Porque aqui nós vamos dar esse suporte emocional, então o aluno tem que ter um preparo", explica Pollyana.

Quando questionada sobre a procura pelo atendimento, a professora diz que a equipe tem se concentrado em prestar orientações relacionadas à hidratação corporal nessa época de clima extremamente quente. Na medida em que é um evento com muitos jovens, eles nem sempre necessitam de suporte médico. Somente em casos mais "graves". A parceria também promove orientações acerca de questões educativas como drogas, álcool, cigarro eletrônico e outros comportamentos nocivos à saúde humana.

Texto: Danielly Ferreira e Dominik Pereira – alunos do curso de Jornalismo da Unemat, sob supervisão da professora do curso Lilian Martins

Edição: Orismeire Zanelato - jornalista Decom/IFMT

Marcadores: ifmt_1