Aproximadamente 60 alunos do 6° ano da Escola Municipal 4 de Julho, que fazem parte do projeto de extensão "Reciclagem de resíduos sólidos orgânicos no IFMT: de mãos dadas com a sustentabilidade", estiveram visitando o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Campo Novo do Parecis na última semana.
Sabedores da importância da educação ambiental, os servidores Hélcio de Souza Júnior, Dayana Luiza Schwerz e Gessimar Nunes Camelo, buscam, através do projeto, conscientizar a sociedade sobre o mundo em que vivem, de forma que possam obter mais qualidade de vida, sem agredir o meio ambiente. “A produção de resíduos e sua adequada destinação é um assunto preocupante na sociedade contemporânea. As instituições de ensino são responsáveis por disseminar o conhecimento para a comunidade”, explicou Hélcio, justificando que o objetivo do projeto é utilizar a compostagem como método de ensino-aprendizagem para conscientizar os alunos da Escola Municipal 4 de Julho sobre o aproveitamento de resíduos orgânicos.
Visando complementar as ações de conscientização, durante a 2a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus Campo Novo do Parecis os servidores também realizaram uma oficina sobre o tema, intitulada: Compostagem: teoria e prática, contando com a participação de 58 pessoas, dentre elas, discentes do IFMT e servidores da rede de educação Padre Arlindo, 4 de julho, Marechal Rondon, Parecis, Antônio Pereira e APAE.
Para realização dessas ações, os servidores contam com a colaboração dos discentes do curso de Bacharelado em Agronomia, Mayko e Rogério, do Engenheiro Agrônomo, Eweton, que ministrou uma palestra durante a oficina, e dos discentes 1° ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.
Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis