MArte 2024: Celebração da Arte e Cultura no IFMT

Publicado por: Reitoria / 18 de Setembro de 2024 às 11:02

Manifestações artísticas regionais abriram 6a edição da MArte em Tangará da Serra

Apresentações animadas de fanfarras. Performances musicais. E espetáculos coloridos de danças regionais como siriri, e de cultura popular de estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e de grupos artísticos locais. Assim foi a festa da abertura da sexta edição da Mostra de Artes (MArte) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que reuniu estudantes de todos os 19 campi da instituição na Praça dos Pioneiros, no centro de Tangará da Serra no início da noite desta terça-feira (17).

Na cerimônia, o reitor expressou sua satisfação com a consolidação do evento artístico que, nesta edição conta com a participação de 1100 estudantes do Instituto, destacando o compromisso dos profissionais de arte apoiados pelos diretores gerais.

“Primeiro dizer que este é o maior evento de arte e cultura que o IFMT já realizou. É também o maior da rede federal no país. Finalmente, depois de muito trabalho dos nossos arte-educadores estamos conseguindo alcançar com a MArte o mesmo patamar dos JIFs [Jogos dos Institutos Federais]. Essa era uma reivindicação antiga: a valorização da cultura tanto quanto a valorização das atividades esportivas. Estamos muito felizes por isso. [...] E desejo que vocês vivenciem lindas experiências nestes próximos dias”, afirmou, dirigindo-se diretamente aos estudantes na plateia.

Diretor pró-tempore do IFMT Tangará da Serra, campus anfitrião da mostra, o professor Américo da Silva agradeceu os apoios institucionais recebidos “para nos 10 anos do campus sediar esse evento educacional que promove a arte e a cultura, importantes ferramentas de transformação social que os jovens tanto precisam.”

A prefeitura municipal de Tangará da Serra, através de diversas secretarias, o Corpo de Bombeiros e a participação de estudantes dos cursos de Enfermagem e Jornalismo da Unemat estão contribuindo para a realização das atividades nos locais do evento.

A MArte segue até esta sexta-feira (19).

Núcleos de Arte e Cultura nos campi

Durante a reunião do Colégio de Dirigentes (Codir), na manhã de ontem (17), foi anunciado o início do processo licitatório para a implantação dos Núcleos de Arte e Cultura em todas as unidades do IFMT.

Os núcleos são espaços de difusão de conhecimentos e práticas artísticas. Espaços físicos que acolherão as práticas de ensino, pesquisa e extensão em arte e cultura promovidos na instituição, práticas de ensino em dança, música, artes visuais, literatura, audiovisual, entre outras, sendo a MArte, um fruto dessas atividades.

“Serão espaços para apresentações culturais, artísticas, para estudos, locais de criação para os nossos estudantes e os nossos arte-educadores. Então, esse processo já está em tramitação e no ano de 2025 deveremos entregar essa linda e importante estrutura para a nossa comunidade,” prometeu o reitor.

Programação: tudo o que acontece no dia 18