MArte 2024: Extensão aponta integração do IFMT junto à comunidade em Tangará da Serra

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 19 de Setembro de 2024 às 09:49

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Mato Grosso estima aproximadamente 6 mil visitantes nos 4 dias da Mostra de Arte de Cultura do IFMT (Marte), que começou nesta terça-feira (17) e segue até sexta-feira (20), em Tangará da Serra-MT. No evento, alunos dos 19 campi do Instituto no estado, além de escolas e associações locais, apresentam mais de 600 trabalhos relacionais às artes cênicas e visuais, música, dança e curtas-metragens. A entrada é totalmente gratuita.

Pró-Reitor de Extensão, Frankes Márcio Batista Siqueira destacou a integração junto à comunidade local. “Temos 1.100 alunos de todos os 19 campi do IFMT, em Tangará. Esperamos cerca de 6 mil visitantes, somando a comunidade local durante todos os dias de apresentações. Temos um grande evento acontecendendo, sem sombra de dúvida. Agradecemos a parceria do IFMT Tangará da Serra, ao diretor Francisco Américo à prefeitura, os servidores do Campus TGA e dos demais campi do Instituto, porque eles fazem a diferença para este imenso evento”.

Conforme o Pró-Reitor, os preparativos para a Mostra começaram ainda no ano passado. “Estamos preparando desde o final de 2023, com uma equipe de planejamento liderada pelo professor Michael Alves, chefe do Departamento de Cultura, Desporto e Lazer, da Pró-Reitoria. Conseguimos reunir música, teatro, a arte de modo geral, em um ambiente só em Tangará da Serra. Também conseguimos com apoio do reitor, professor Julio César Santos, captar recursos, além dos campi, para tornar este evento grande, como é. Tudo para que tenhamos alunos que produzam, se expressem; o ensino não é somente na sala de aula, e por isso, também somamos a prática com a MArte”.

Neste ano, a Mostra tem recebido apresentações de escolas locais e associações, fator integrador para o Pró-Reitor. “O IFMT é uma instituição inclusiva, e consegue agregar pessoas dos mais variados segmentos e instituições. Elas estão conosco trabalhando, produzindo, mostrando a arte para a comunidade local, mas também outros campi do Instituto que estão visitando Tangará da Serra”, declarou.

A Mostra de Arte e Cultura segue até próxima sexta-feira (20), no Centro Cultural de Tangará da Serra, próximo à Praça dos Pioneiros. Durante todo o dia, ocorrem apresentações relacionadas às artes cênicas e visuais, música, dança, exposições fotográficas e curtas-metragens.