MArte 2024: Exposição traz 600 trabalhos de artes visuais a Tangará da Serra

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 20 de Setembro de 2024 às 11:10

A 6ª  Mostra de Arte e Cultura (MArte) do Instituto Federal de Mato Grosso concentrou a exposição de 600 obras de arte dos estudantes de 19 campi, na Diretoria Regional de Educação (DRE), em Tangará da Serra. A visitação foi gratuita e encerrada nesta sexta-feira (20).

O acervo contou com diferentes tipos de expressão artística, com variedade de estilos e técnicas, como pintura, desenhos, esculturas em argila e artes digitais. Josué Andrade, responsável pela exposição, explicou a seleção. ‘’O processo de seleção das obras foi bastante flexível, permitindo a inclusão de diversos estilos, técnicas e temas artísticos. Temos uma ampla gama de expressões refletindo a diversidade criativa dos alunos’’.

A expectativa foi atrair não apenas a comunidade acadêmica, mas também moradores de Tangará da Serra, promovendo um diálogo entre arte e educação. ‘’Temos como objetivo promover uma integração significativa entre os estudantes dos 19 campi do IFMT e a comunidade local’’, comenta o organizador.

Para além da exposição das obras em si, a MArte é um espaço para experimentação da arte.

“A Marte oferece um espaço essencial para a prática e vivência da arte, promovendo a troca de experiências entre os estudantes. Essas ações são fundamentais para a formação artística, pois vão além da teoria, permitindo que os alunos se expressem, recebam feedback e se conectem com a comunidade. Essa visibilidade é crucial para quem deseja seguir na área artística, proporcionando um crescimento pessoal e profissional significativo, onde a arte se torna um instrumento de transformação social e cultural”, declarou Josué.

Além das obras expostas, a MArte contou com uma programação repleta de atividades, incluindo apresentações artísticas que buscaram enriquecer ainda mais a experiência dos visitantes.

Texto: Rian Bispo, aluno de Jornalismo da Unemat - sob supervisão da professora Lilian Martin
Edição: Orismeire Zanelato - Decom/IFMT

Marcadores: ifmt_1