Mostra de Arte do IFMT movimenta Tangará da Serra e aquece economia local

Publicado por: Reitoria / 19 de Setembro de 2024 às 15:37

A 6ª edição da Mostra de Arte e Cultura (MArte) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) tem agitado a cidade de Tangará da Serra. A chegada de quase 800 pessoas, entre estudantes de diferentes campi e profissionais da instituição, vindos de todo o estado, tem movimentado hotéis, restaurantes e diversos outros serviços locais.

A rede hoteleira da cidade registrou uma ocupação acima da média, e o mesmo aconteceu com os serviços de mobilidade urbana, que tiveram um aumento significativo nas solicitações de viagens em aplicativos de transporte. Restaurantes, bares e lanchonetes próximos ao evento já registram um aumento no fluxo de clientes.

Segundo comerciantes locais, o evento tem um impacto positivo nas vendas. "Com o clima quente, as vendas estão bem acima da média, principalmente para quem está precisando muito de uma renda; é uma oportunidade excelente", afirma Kauan Vinícius, estudante e vendedor ambulante de raspadinhas e açaí. Ele comenta que, em comparação aos dias sem evento, as vendas durante a MArte aumentaram cerca de 30%.

O evento também fortalece o turismo local, já que muitos visitantes aproveitam para conhecer pontos turísticos ou estabelecimentos específicos da cidade, beneficiando desde lojas até serviços de transporte.

Além disso, os impactos do evento transcendem os dias em que ele acontece, pois a cidade-sede, Tangará da Serra, recebe iniciativas que reforçam o compromisso com a educação, a cultura e o desenvolvimento econômico da região.

A Mostra de Artes está sendo realizada no Centro Cultural de Tangará da Serra e na Diretoria Regional de Educação, e segue até esta sexta-feira (20).

Por: Victor Nascimento e Danyelly Ferreira - estudantes de Jornalismo na Unemat, sob supervisão da professora do curso, Lilian Martins