Palestra da Justiça do Trabalho destaca importância da prevenção de acidente no ambiente de trabalho

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 18 de Abril de 2024 às 11:35

No último dia 17 de abril de 2024, o auditório da Associação Comercial e Industrial de Campo Novo do Parecis foi palco de um evento marcante para a comunidade local. A Drª Graziele Cabral, Juíza do Trabalho de Campo Novo do Parecis, proferiu uma palestra que reuniu empresários, profissionais da área, além de professores e alunos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

A iniciativa, inserida no Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, teve como objetivo primordial destacar a importância da prevenção de acidentes no ambiente laboral. Em sua apresentação, a Drª Graziele Cabral abordou a questão negativa do "jeitinho" brasileiro para resolver questões trabalhistas, ressaltando que o bem mais precioso é a saúde e a vida do trabalhador.

Além de destacar a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho, a palestra também abordou aspectos jurídicos relevantes para a comunidade empresarial e trabalhadora local. A Drª Graziele Cabral enfatizou a necessidade de estar em conformidade com as leis trabalhistas e os regulamentos de segurança, ressaltando que a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais não apenas protege os trabalhadores, mas também contribui para o desenvolvimento sustentável das empresas. A interação entre a Justiça do Trabalho, as instituições educacionais e as entidades comerciais locais demonstra um compromisso coletivo em promover um ambiente de trabalho mais justo, seguro e saudável para todos os cidadãos.

Para Weverson Souza da Silva, aluno do 5° semestre de Processos Gerenciais do IFMT, a palestra foi de extrema relevância: "É fundamental compreendermos que a justiça do trabalho não é apenas um órgão distante, mas sim um aliado próximo na busca por ambientes laborais mais seguros e saudáveis. O contato direto com a comunidade local fortalece essa relação e nos mostra que juntos podemos construir um ambiente de trabalho mais justo e humano". Além disso, Weverson ressaltou que é importante saber que a negligência no uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelo empregado pode resultar em riscos e culminar em uma dispensa por justa causa.

A equipe da Vara da Justiça do Trabalho de Campo Novo do Parecis e a Associação Comercial e Industrial de Campo Novo do Parecis foram essenciais na realização deste evento, que certamente contribuirá para a formação cidadã e profissional de todos os envolvidos, visando um futuro com ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis para todos.