início do conteúdo

Palestra debate malefícios do cigarro eletrônico

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 10 de Setembro de 2024 às 10:00

Eles são conhecidos por diversos nomes: cigarros eletrônicos, vaper, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar, heat not burn (tabaco aquecido). Porém, embora o formato e o sabor possam ser diferentes dos cigarros convencionais, os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) trazem os mesmos riscos à saúde.

Para alertar os estudantes sobre esses riscos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Campo Novo do Parecis promoveu, na última quinta-feira, dia 5 de setembro, a palestra “Perigos e Riscos do Uso dos Cigarros Eletrônicos (Vape)”, destinada aos alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.

A palestra foi ministrada pela Doutora Lidiane Borges de Castro e pela enfermeira Elaine Aparecida da Silva, ambas da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Novo do Parecis, que apresentaram dados relacionados ao uso desses dispositivos entre os jovens e evidenciaram as graves consequências geradas aos usuários.

As especialistas ressaltaram que os dispositivos eletrônicos apresentam várias substâncias que podem causar malefícios, como a nicotina, o propilenoglicol ou glicerol e aditivos com sabores. E, por não serem autorizados pela Anvisa, ainda podem conter diversos outros compostos nocivos. Elas também alertaram sobre o risco de explosão dos chamados “vape”, já que eles funcionam com uma bateria para aquecimento. “Realizar esta atividade de educação em saúde para o público do IFMT foi de extrema relevância. Poder informá-los os leva a refletir sobre suas escolhas e a entenderem que toda escolha tem uma consequência e, nesse caso, são graves”, advertiu a Dra Lidiane.

Além de promover a reflexão, a palestra foi esclarecedora acerca dos impactos negativos na saúde, causados pelo uso dos dispositivos eletrônicos para fumar. “Apoiar propostas de conscientização é muito importante para evitar, diminuir e mitigar problemas de saúde”, acrescentou Elaine.

Para o aluno Brenno Solis Lemes, foi importante mostrar os malefícios do cigarros eletrônicos. “Além disso, nos fez refletir sobre nossas amizades, problemas físicos e psicológicos e nos mostrou que nada deve ser usado como motivo para consumir o cigarro eletrônico”, disse.

O objetivo do encontro foi oferecer informações de qualidade para conscientizar os adolescentes dentro da unidade escolar, pois, segundo o professor de Administração da instituição, Jefferson Davi Ferreira dos Santos, organizador da palestra, após conversas informais, notou o quão comum vem se tornando a utilização de cigarros eletrônicos nos ambientes escolares. “Essa informação me impactou profundamente, porque sabemos que, apesar de parecerem inofensivos, os vapes podem causar sérios danos à saúde. Isso nos motivou a trazer essa discussão para o Campus, convidando especialistas da área de saúde e da justiça para esclarecer os perigos reais desse hábito. Nosso objetivo é conscientizar nossos alunos, incentivando-os a fazer escolhas mais saudáveis, além de fortalecer um ambiente de prevenção dentro da escola”, ressaltou.

O aluno Daniel Neves dos Santos enfatizou a importância do debate, concordando que “a iniciativa sobre prevenção do uso de cigarros eletrônicos foi essencial, nos fornecendo informações sobre os perigos do vape e nos incentivando a fazer as escolhas certas e saudáveis”, finalizou.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis

(65) 3382-6200

MT 235 Km 12, s/n - CEP: 78360-000

Campo Novo do Parecis/MT