Palestrantes renomados ministraram palestras aos alunos do IFMT

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 8 de Dezembro de 2017 às 10:54

Na última quinta-feira, 30 de novembro, o Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis promoveu o I Seminário de Processos Gerenciais, direcionado aos alunos do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do campus e à comunidade camponovense.

Com o objetivo de proporcionar a troca de conhecimentos específicos, relacionados a assuntos pertinentes aos alunos, o Coordenador do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, William Hajine Yonenaga, convidou dois renomados palestrantes para participar do evento.

Um deles, Feliciano Lhanos Azuaga, é Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, e com uma palestra descontraída, bem-humorada e muito explicativa, explanou sobre o “Impacto das tecnologias na empregabilidade dos profissionais”.

Para Azuaga, a sociedade, de uma forma geral, vem passando, nas últimas décadas, por gigantescas transformações. Como consequência, as organizações se veem obrigadas a realizar ações permanentes de adaptações e pro ação, com o objetivo de transformar tais mudanças em oportunidades de crescimento e proporcionar a seus clientes e usuários um melhor atendimento, a um custo compatível, e melhor qualidade de seus produtos e serviços.

O outro palestrante, Adauto Farias Bueno, é Professor da Unemat de Barra do Bugres, e, em seu discurso, focou no “Panorama do Setor Ferroviário no Brasil”.

Bueno apresentou uma análise dos principais corredores de escoamento de cargas e falou sobre os aspectos operacionais de cada ferrovia.

Segundo ele, o Brasil é um país exportador de commodities de dimensões continentais. Para serem exportados, os produtos precisam ser transportados por longas distâncias, entre as regiões de onde são produzidos, para portos e, posteriormente, para o exterior, justificando a necessidade de se ter conhecimentos sobre o assunto.

Para o aluno Roger Santana de Brito, o evento foi muito produtivo. “O primeiro Seminário de Processos Gerenciais, trouxe uma visão mais ampla do processo administrativo dentro de áreas que eu nem pensava que influência tanto em nossas futuras profissões. Além disso, mostrou que o avanço tecnológico está muito relacionado ao empreendedorismo, desenvolvendo coisas novas a cada dia”, disse.

O evento ocorreu no Centro Cultural Paresí e contou com a participação da Banda Dedo de Moça, fazendo uma apresentação cultural para animar e encantar os participantes.