Professor de matemática usa pesquisa de opinião para ensinar estatística

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 24 de Novembro de 2017 às 08:34

Pensando numa maneira de dinamizar as aulas e proporcionar um aprendizado mais descontraído e menos metódico, o professor de Matemática do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis, Joél Faria Júnior, propôs que os alunos dos terceiros anos realizassem pesquisas de opinião no município camponovense.

A ideia foi apresentada aos alunos das duas turmas de terceiros anos, que se envolveram e se empenharam para que as pesquisas fossem realizadas. Durante o desenvolvimento do trabalho, as turmas dividiram a pesquisa em algumas fases. Primeiramente se organizaram em equipes, montaram as estratégias de trabalho, criaram planos de ação e foram a campo.

Foram selecionados alguns temas para a abordagem e cada turma ficou responsável por entrevistar 300 pessoas, totalizando assim, 600 cidadãos, moradores dos Bairros Nossa Senhora Aparecida, Jardim Alvorada, Jardim Olenka, Jardim das Palmeiras e Boa Esperança, participando da pesquisa. Cada pessoa pôde responder se era a favor, contra ou apenas não opinar, acerca dos seguintes questionamentos:

- Uso de cotas Raciais para ingresso na Universidade Pública;

- Uso de Bicicletas na Cidade de Campo Novo de Parecis;

- Redução da Maioridade Penal para 16 anos;

- Legalização da Maconha;

- Legalização do Porte de Armas de fogo;

- Descriminalização do Aborto.

Depois de toda fase de coleta de dados foi feita a tabulação dos resultados obtidos pelas duas turmas. Os alunos cruzaram os resultados e montaram as apresentações da amostra coletada à turma e depois, disponibilizando à comunidade.

Segundo o professor, pesquisa teve um alto índice de confiabilidade (98%), com 5 pontos percentuais para mais ou para menos, e deixou como aprendizado aos alunos que as influências externas podem alterar os resultados da pesquisa. “Por exemplo, num bairro de alto índice de uso de arma de fogo, as pessoas serão contra a legalização do porte de armas”, explicou Joél.

Para o aluno Rafael Dias Pereira, o trabalho foi muito prazeroso e positivo. “Tivemos algumas dificuldades, que nos fizeram pensar em alternativas para que no final desse tudo certo e aprendêssemos muito”, disse ele, complementando que não ficou surpreso com os resultados, citando como exemplo que a maioria da população é a favor do porte de armas, almejando proteger sua família e seus bens.

A proposta alcançou o objetivo inicial, segundo o professor. “Já rompemos as barreiras da escola e agora estamos entrando na comunidade. Tivemos essa experiência, em que os alunos foram às ruas para pesquisar com os moradores dos bairros. Percebi que transformamos o que seria um trabalho escolar em uma pesquisa sobre a vida da nossa comunidade”, encerrou Joél, complementando que a experiência fez com que professor e aluno caminhassem juntos para alcançar um único objetivo: que é aprender.

Confira o resultado da pesquisa:

Regulamentação do Porte de Armas de Fogo

Sim 49,5%