Professores levam alunos para uma visita técnica em Campos de Júlio

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 2 de Maio de 2017 às 11:39

No dia 19 de abril, alunos do campus Campo Novo do Parecis, do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, participaram de uma visita técnica em Campos de Júlio, no Mato Grosso, com o objetivo de conhecer a realidade da agricultura familiar no município, proporcionando uma formação mais ampla ao estudantes.

Os alunos, acompanhados dos professores Gilmar Borges de Paiva, de Agroindústria, e do professor Leandro Barbosa de Oliveira, de Agronomia, visitaram um abatedouro de pequenos animais, ainda em implantação/construção, com previsão de funcionamento para agosto/2017, propriedades rurais, que desenvolvem atividades de bananicultura e piscicultura, e uma Roda D'água.

Segundo o professor Gilmar, a visita foi bem produtiva, pois proporcionou aos alunos a oportunidade conhecer as atividades rurais com ênfase na produção de alimentos de origem animal e vegetal.

Ao todo, 32 alunos, participaram da visita técnica, intermediada pelo médico veterinário, Giancarlo Rieger, chefe do serviço de inspeção municipal de Campos de Júlio.

O professor Gilmar destacou a importância do projeto Roda D'água, que através da força cinética, promove o abastecimento de água em várias propriedades rurais, tanto para dessedentação de animais, quanto para irrigação da agricultura familiar.

O projeto Roda D''água foi implantado município de Campos de Júlio pelo Sr. Ademir Rostirolla, ex-Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente (2013-2016) e atual Secretário da Indústria e Comércio da cidade.

Durante a visita, foi possível mostrar aos estudantes que é viável o trabalho no campo com dedicação e implantação de tecnologias. “Além disso, nessa visita foi possível explorar a interdisciplinaridade de algumas disciplinas como: Fruticultura, Tecnologia de Alimentos e Construções Rurais”, encerrou.