MArte 2024: mais de 600 trabalhos de artes visuais e 37h de música, teatro e dança

Publicado por: Reitoria / 4 de Setembro de 2024 às 14:46

Quase mil alunos dos 19 campi participarão do evento que promete integrar o IFMT e a cidade por meio da arte

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) divulgou, nesta quarta-feira (04), a programação completa da 6ª edição da Mostra de Arte (MArte), que acontecerá na cidade de Tangará da Serra, entre os dias 17 e 20 de setembro de 2024.

Durante os quatro dias serão exibidos 603 trabalhos de artes visuais entre desenhos, esculturas, pintura em tela, além de outros tipos de obras particulares da linguagem.

Realizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), a ideia do evento é integrar o IFMT e o município de Tangará da Serra por meio da arte. Com 987 discentes, entre 18 Campi e o campus de Tangará, a mostra contará com o apoio de 100 servidores(as) atuando para levar produções de diferentes áreas: artes visuais, artes cênicas, música, dança e curta-metragem.

O audiovisual terá um total de 17 trabalhos de curta–metragens de 20 minutos no máximo, que serão apresentados por alunos de 6 campi.

A dança incluirá apresentações artísticas da comunidade externa produzidos por 3 escolas de dança, 2 trabalhos da Associação Indígena do Rio Formoso e 3 trabalhos da APAE da cidade de Tangará da Serra.  Entre comunidade externa e interna serão mais de 5 horas de apresentações de dança popular, contemporânea, urbana, ballet e outros gêneros.

As apresentações musicais da comunidade interna e externa se estenderão por 19 horas de performances de alunos de escolas municipais, estaduais e do próprio IFMT.

Já no teatro serão vários gêneros entre musical, drama, infantil, comédia e outros, totalizando mais de 9 horas de espetáculos. Por fim, ainda serão exibidos 22 trabalhos de obras literárias como poemas e poesias.

Os dois palcos tradicionais da MArte serão montados na praça do Pioneiros, no centro da cidade. O Centro Cultural também será utilizado para as mostras de artes visuais.

A MArte já está movimentando economicamente a cidade. A chegada de aproximadamente 600 estudantes de outros Campi, esgotou as vagas do setor hoteleiro. E a circulação dos jovens artistas pelos restaurantes e lojas de Tangará da Serra deve aquecer o comércio local.

O encerramento da mostra acontecerá no dia 20/09, no período noturno, com uma seleção musical especial para os tangaraenses.