Propes divulga edital de apoio às revistas científicas do IFMT

Publicado por: Reitoria / 23 de Setembro de 2024 às 13:56

A Propes - Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação divulgou o edital de apoio às revistas científicas do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O objetivo é estimular o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas e estendendo seus benefícios à comunidade por meio das revistas científicas do IFMT. Amanhã, 24 de setembro, inicia o período para submissão dos projetos, de acordo com o Edital N° 142/2024.

O IFMT, por intermédio da Propes - Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação, disponibilizará até R$25.000,00 (vinte e cinco mil reais) para a concessão do auxílio às revistas do IFMT. Cada campus poderá submeter apenas uma proposta no edital referente. Serão aceitas propostas com mais de uma revista credenciada, para um mesmo Campus e com ações direcionadas a cada uma delas, sendo um único editor-chefe responsável pela apresentação, execução e finalização da proposta.

O valor do auxílio será concedido em uma única parcela, com depósito em conta corrente do editor-chefe proponente, mediante o preenchimento das informações no Termo de Concessão de Auxílio Financeiro (a ser inserido no Suap após a aprovação da proposta).

Os principais objetivos deste edital de pesquisa são fomentar o processo de editoração e divulgação e consolidar as revistas científicas do IFMT. Além de estimular o aumento da produção e a publicação desses trabalhos e contribuir para o desenvolvimento regional por meio do fortalecimento de vínculos pautados na troca de saberes e conhecimentos.

Poderá solicitar o recurso financeiro proposto neste Edital:

• Editor-chefe de revista científica sediada em um dos campi do IFMT;
  • Editor-chefe da revista científica e pertencente ao quadro de servidores efetivos ativos do IFMT; e
  • Editor-chefe da revista científica que constitui-se coordenador do plano de ações com o recurso descentralizado.

O Editor-chefe não poderá estar afastado para capacitação ou outro tipo de afastamento e não deverá estar em processo de remoção. Também não poderá possuir pendência na prestação de contas de projetos de pesquisa ou inovação (internos e/ou externos), incluindo os relatórios técnico-científicos, além de não haver pendências no cumprimento de metas nos projetos em execução.

Como compromissos o Editor-Chefe terá que comunicar o Dirigente de Pesquisa do Campus sobre possíveis licenças. Ainda, utilizar a identificação de apoio da Reitoria do IFMT e da Propes, em materiais de divulgação e de execução do plano de metas além de prestar contas no SUAP - Módulo Pesquisa das despesas realizadas.

O período para submissão dos projetos será do dia 24 de setembro a 18 de outubro de 2024. A submissão será exclusivamente no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) – módulo pesquisa, disponível em: https://suap.ifmt.edu.br

No preenchimento do formulário de Projeto no SUAP - Módulo Pesquisa devem ser observados os seguintes aspectos, detalhados no edital referente:

I. Resumo;

II. Justificativa da Proposta;

III. Objetivo Geral;

IV. Resultados Esperados;

V. Equipe;

VI. Metas/Atividades;

VII. Plano de Aplicação; e

VIII. Plano de Desembolso.

A descentralização de recursos para as revistas científicas do IFMT será coordenada pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFMT. A  avaliação dos projetos acontecerá até o dia 23 de outubro de 2024. Enquanto que a divulgação do resultado preliminar, ocorrerá até 24 de outubro de 2024.

Para mais informações, confira o Edital em anexo.

Arquivos relacionados