Servidores do IFMT de Campo Novo do Parecis promovem treinamento em Tangará da Serra

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 9 de Agosto de 2017 às 09:49

No dia primeiro de agosto servidoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis, representantes da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais - DSRI, promoveram na cidade de Tangará da Serra um treinamento voltado à recepção de estudantes intercambistas e divulgação de bolsas de estudos e intercâmbios.

A equipe, composta por dez servidores, foi representada por Jezisbel dos Santos Souza, Karla Reuter dos Reis e Renata Kelli Modesto Fernandes, e um voluntário, Roger Santana de Brito, e esteve reunida com alunos e funcionários do IFMT campus Avançado de Tangará da Serra e famílias que receberão alunos intercambistas, no intuito de prepará-los e orientá-los sobre as regras dos intercâmbios. Foram tratados temas relacionados à atuação e conduta das equipes responsáveis pelos intercambistas, regras do AFS, o que fazer quando aparecer dificuldades, mudanças de família hospedeira, motivos para retorno antecipado, saúde do participante, dentre outros assuntos.

A importância do treinamento envolve, não só a capacitação, mas o esclarecimentos de dúvidas e a promoção da troca de experiências. “Para nós o treinamento foi positivo, pois nos permitiu preparar as famílias, os servidores e ao alunos que assumirão a função de recepção dos estudantes estrangeiros que estão chegando e que ainda virão”, disse Jezisbel.

O treinamento foi ministrado pelas servidoras do campus Campo Novo do Parecis: Jezisbel dos Santos Souza, Karla Reuter dos Reis e Renata Kelli Modesto Fernandes. Estiveram presentes no evento, participando e direcionando a troca de informações e experiências, seis servidores e seis alunos do campus Avançado de Tangará da Serra e duas famílias hospedeiras.

A embaixadora da DSRI, Renata Kelli Modesto Fernandes, destaca que reuniões para troca de informações são imprescindíveis. “Temos que ter a preocupação de promover atividades que envolvam os participantes em ações sócio educacionais e culturais. Além disso é preciso recepcionar e envolver os intercambistas em programações que os ajude a conhecer mais sobre a cultura brasileira e local”, salientou.

Para finalizar a embaixadora divulgou o programa de bolsas de estudos da AFS, que está com inscrições abertas para interessados em estudar na Itália. Segundo ela, basta acessar o site https://www.afs.org.br/bolsa- e se inscrever, até o dia 31 de agosto, para concorrer a uma bolsa de estudo.

A AFS é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, promotora da paz, fundada em 1956, que oferece oportunidades de aprendizagem intercultural para contribuir com as pessoas no desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e do entendimento necessários para criar um mundo com mais justiça e paz. Reconhecida como Utilidade Pública Federal e é uma das ONGs de intercâmbio mais renomadas atuantes no país.